imagem google

Entrevista: Equidade Racial


Imagem relacionada a matéria - Id: 1542539355

Por Karen Pegorari Silveira

A inclusão de profissionais negros no mercado de trabalho tem sido pauta constante nos meios de comunicação atualmente. Muitos empresários e líderes perceberam que quanto mais diversa for uma equipe, mas vantagens recebem os negócios.

Nesta entrevista, Patrícia Santos, empresária à frente da Consultoria Empregueafro conta um pouco sobre o engajamento corporativo para valorização da diversidade étnico-racial e sobre suas experiências nesta área.

Leia Mais na Íntegra da Entrevista:

Em sua opinião, qual a situação dos negros no mercado de trabalho atual?

Patricia Santos Nós negros vivemos uma situação de muita desigualdade no mercado de trabalho. Apesar de sermos 55,4% da população economicamente ativa, nas 500 maiores empresas do país, representamos apenas 4,6% dos executivos e 35% do quadro funcional, composto por assistentes e analistas. A desigualdade é muito grande, a falta de proporcionalidade é o principal indicar da desigualdade do nosso país.

Sendo consultora empresarial e mulher negra você conhece bem os desafios enfrentados pelas companhias e pelos profissionais. Pode nos falar sobre eles?

Patricia Santos Sim, conheço bem. Fundei a Empregueafro há 13 anos, nos primeiros anos o desafio era influenciar as organizações sobre a importância da temática. Nos últimos 5 anos, tenho visto mais organizações engajadas, com o desafio da inclusão mesmo, de encontrar vagas para profissionais negros já qualificados e para programas de porta de entrada como estagiários e trainees.

Como benefícios de empregar profissionais negros podemos citar o aumento da competitividade. Além deste, quais outros benefícios você citaria?

Patricia Santos Além de benefícios em relação à gestão de pessoas, porque diversidade gera mais produtividade, foco em resultados e um ambiente de trabalho mais harmonioso sem conflitos, os principais benefícios são econômicos: como somos a maior parte da população economicamente ativa, o aumento de lucros e vendas são os melhores benefícios. Tenho relatos de empresas clientes que chegaram a faturar 30% a mais depois de implantar programas de diversidade.

Para as empresas que desejam um ambiente de trabalho diverso, quais dicas você daria?

Patricia Santos Façam programas de engajamento interno. Criem programas que foquem na conscientização e sensibilização. Tenham grupos de afinidade, estabeleçam metas de contratação. Só assim é possível mobilizar a empresa para um ambiente mais diverso.

E para os profissionais negros, qual conselho você daria?

Patricia Santos Estudem inglês! Participem de eventos de diversidade, de grupos de profissionais negros, façam networking. Se valorizem a cada dia mais!