Iniciativas Sustentáveis: Microsoft – Unindo esforços pela Educação

Parceria entre a Prefeitura de São Paulo e esta empresa de tecnologia pretende promover a inovação e a capacitação dos alunos da rede pública da cidade

Por Karen Pegorari Silveira

De acordo com o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, as empresas são parceiras vitais no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e elas podem contribuir através das suas atividades principais.

Neste sentido e em concordância com a meta 17 dos ODS, que visa incentivar e promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil, a Microsoft e a Prefeitura de São Paulo firmaram um acordo que une educação e inovação.

O compromisso surgiu a partir de uma demanda identificada pela administração pública por aprimoramento de estrutura e capacitação de professores. Ao tomar conhecimento de parcerias similares em outros estados e municípios, a Secretaria Municipal de Educação iniciou tratativas com a Microsoft para selar um Acordo de Cooperação. A iniciativa tem o objetivo de oferecer a alunos e professores acesso às plataformas educacionais da empresa, além de ofertas de capacitação e doação de softwares. O termo de cooperação tem vigência de 60 meses e os investimentos em programas são equivalentes a R$ 15 milhões.

Segundo o diretor de Educação da Microsoft Brasil, Antonio Morais, o grande objetivo da parceria é fazer com que a tecnologia seja um fator que contribua significativamente para a educação. “Um dos eixos mais importante é a capacitação de professores para que utilizem os recursos tecnológicos de maneira inovadora em sala de aula. É um trabalho que terá um impacto a médio e longo prazo. Na medida em que surgirem histórias de sucesso e que as instituições incorporarem a tecnologia na gestão administrativa e na produção de conhecimento, saberemos que fizemos um trabalho consistente”, diz o executivo.

A parceria prevê a implementação da plataforma Office 365 Educacional com programas de editor de textos, planilha de cálculos, apresentação de slides, bloco de notas colaborativo e armazenamento de arquivos na nuvem.  Além dessas ferramentas, estão previstos treinamentos formais para os agentes replicadores e funcionários da Secretaria de Educação.

Como benefício dessa parceria, a empresa cita a democratização do acesso à tecnologia. “Alunos de toda rede terão acesso às mais modernas ferramentas de comunicação, colaboração e produtividade. O aumento da produtividade dos professores e maior engajamento dos alunos são também benefícios esperados. Com esse tipo de parceria também acreditamos que estamos contribuindo para preparar os jovens para as necessidades do mercado de trabalho do futuro”, acredita Antonio Morais.

Sobre a Microsoft Brasil

A Microsoft está no Brasil há 28 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Com a missão de empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais por meio da tecnologia, a companhia quer promover a transformação digital. Desde 2003 investiram mais de R$ 560 milhões em tecnologia gratuita para cerca de 2.800 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. As áreas de educação e empreendedorismo são os pilares do impacto social da Microsoft no país.