imagem google

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS: MAGNAMED – NEGÓCIO QUE SALVA VIDAS


Fabricante de ventiladores pulmonares criou produto inovador com baixo custo e conquistou mercado brasileiro, antes dominado por multinacionais

Imagem relacionada a matéria - Id: 1540236535

Por Karen Pegorari Silveira

A ideia de resolver problemas sociais e ganhar dinheiro com isso tem conquistado cada vez mais os empreendedores brasileiros, e de acordo com a consultoria Monitor Institute, até o início da próxima década serão investidos mais de 500 bilhões de dólares nestes modelos de negócios sociais em todo o mundo.

Este propósito de negócio também atraiu três empreendedores, Tatsuo Suzuki, Wataru Ueda e Toru Miyagi, e os inspirou a criar a empresa Magnamed, fabricante dos ventiladores de transporte hospitalar – Oxymag, e o de UTI – Fleximag, que atende uma demanda de mercado a preços mais justos.

O primeiro produto foi construído de acordo com normas técnicas alemãs e tem vários diferenciais. É leve (quase metade do peso dos já existentes), fácil de manipular e 50% mais barato que o similar importado, com a mesma confiabilidade, por isso se encaixa em um produto social.

Contrariando os concorrentes de peso, eles conseguiram vender para grandes mercados, como a África do Sul, e hoje o ventilador já é comercializado em 40 países.

Em dois anos (de 2008 a 2010) a fábrica da Magnamed recebeu o Certificado de Boas Práticas de Fabricação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No mesmo ano, o Oxymag recebeu a marcação CE, da Comunidade Econômica Europeia.

Hoje, estes dois produtos são os carros-chefes da empresa e mais de 50 países na Europa, América Latina, África e Oriente Médio já utilizam a tecnologia da Magnamed em centros médicos e unidades de transporte de emergência. Em 2016 entraram para a carta de clientes da empresa oito países: Costa do Marfim, Costa Rica, Macedônia, Moçambique, Nepal, Quênia, Vietnã e Zimbábue.

Segundo Wataru Ueda, CEO da empresa, desde o início os produtos foram pensados para suprir as reais necessidades das equipes de emergência e centros de tratamento, intensivos. “Por isso é uma empresa social, porque trabalha para sanar obstáculos e garantir um atendimento de saúde de qualidade. A empresa sempre trabalha com a premissa de ajudar a preservar vidas e seu trabalho já ajudou a preservar mais de 1 milhão de vidas, e isso é motivo de orgulho para toda a equipe da Magnamed”, conta o executivo.

O executivo conta ainda que em 2016 a empresa fechou o ano com faturamento de R$ 34 milhões e crescimento de 84% em relação ao ano anterior.

Sobre a Magnamed

A Magnamed é uma empresa 100% nacional voltada para o mercado de critical care e produz ventiladores pulmonares e equipamento de testes. A companhia, hoje com 100 funcionários, foi fundada há 10 anos e a nova fábrica, com 3.000 m², está localizada no distrito industrial de Cotia, na grande São Paulo.

Para receber notícias como esta, todo mês, em seu e-mail, cadastre-se aqui