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Iniciativas Sustentáveis: Koralle – Todas as Cores


Empresa gaúcha desenvolve caixa de giz de cera com 12 cores de tom de pele em parceria com o Programa de Ações Afirmativas para a População Negra, da Uniafro

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Por Karen Pegorari Silveira

Atualmente, o mercado nacional e as grandes marcas já contam com pelo menos uma linha de produtos voltada à diversidade étnica, que vão desde bonecas, cosméticos e lingeries, até lápis de cor e giz de cera com todos os tons de pele. Essa mudança ainda é recente, mas tem sido cada vez mais presente graças às demandas dos consumidores, que anseiam pela representatividade racial.

A Koralle, marca gaúcha de produtos para desenho, é uma das marcas pioneiras atentas à essas reivindicações, que criou em 2014, em parceria com a Uniafro, uma caixa de giz de cera com variados tons de cor da pele.

Segundo a empresa, seus clientes os procuravam pedindo pelo lápis “cor de pele”. A indústria nacional e estrangeira já oferecia um lápis rosado, chamado no alemão de Fleischfar -be, que não atendia à demanda dos que gostariam de retratar o tom de pele em desenhos de figura humana.

Foi então que em 2013 a empresa foi procurada pelo curso de Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, da UNIAFRO/UFRGS, com uma necessidade muito clara: dar um basta ao chamado “lápis cor de pele”. O grupo tinha como objetivo produzir o primeiro material grafo-plástico nacional voltado à educação das relações étnico-raciais no ambiente escolar.

O resultado foi que em dezembro de 2014 a Koralle lançou o giz de cera com 12 tons de pele, inédito no Brasil.

Segundo a analista de Marketing da empresa, Michele Monteiro, ”inicialmente, os gizes seriam produzidos apenas para o curso, mas a Koralle resolveu fabricar, em pequena quantidade, uma leva extra do produto caso alguém se interessasse. Logo todos os estojos foram vendidos em uma semana e, a partir disso, tornou-se consolidado”, conta.

Além das lojas físicas, localizadas em Porto Alegre, o produto também foi disponibilizado na loja online, o que possibilitou que pais e educadores do Brasil tivessem contato com o giz.

O produto desenvolvido pela Uniafro e Koralle possibilitou levar os conceitos de identidade e pertencimento para as crianças brasileiras por meio de cores mais realistas e cumpriu seu objetivo, relata Michele.

Sobre a Koralle

Fundada em 1994, a Koralle vende materiais para pintura, desenho e restauração, além de outras opções de Mesas de Desenho e cavaletes. A marca possui duas lojas, uma menor, dentro de um espaço cultural e outra, maior, em um casarão antigo e tradicional, em frente ao grande Parque da Redenção, na cidade de Porto Alegre (RS).