imagem google
Início do conteúdo

INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS: COTEMINAS – DESENVOLVIMENTO E BEM-ESTAR


Projeto que visa melhorar o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador é a aposta desta indústria têxtil.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1537436388

Por Karen Pegorari Silveira

De acordo com relatório da Confederação Nacional da Indústria será necessário formar e capacitar, até 2020, cerca de 13 milhões de trabalhadores. Para dar uma ideia, segundo a CNI, as maiores demandas serão na construção e nas áreas de ambiente e produção, vestuário e calçados, alimentos, tecnologia da informação, energia, petroquímica e química, madeira e móveis, mineração, design e desenvolvimento.

Pensando nesta questão a Coteminas, indústria têxtil mineira, decidiu investir no bem-estar de seus colaboradores através da qualificação profissional e pessoal com o Programa Indústria do Conhecimento, que em parceria com o SESI, envolve várias ações. Trata-se de um centro equipado e dedicado para captar, tratar, desenvolver, armazenar e disseminar o conhecimento produzido pelos colaboradores e também o conhecimento necessário para desempenharem cada vez melhor suas atividades. Dentre os programas que compõe o portfólio de atividades da indústria do conhecimento, podemos ressaltar os seguintes: Projeto Tecendo o Saber – voltado para o crescimento do nível de escolaridade dos funcionários e qualificação profissional a partir da integração inovadora das práticas de educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade EAD (Ensino a Distância), em conjunto com o Telecurso Profissionalizante de Mecânica e Eletroeletrônica. Projeto ganhador do Prêmio Sesi de Qualidade de Vida na modalidade educação e desenvolvimento. Projeto Inclusão Digital – tem como objetivo principal, oferecer aos colaboradores, familiares e dependentes cursos de informática com vistas ao desenvolvimento de competências básicas e específicas nas áreas de conhecimentos gerais, saúde e lazer. Ao longo destes anos este projeto formou mais de 1300 participantes/unidade. Educação de Jovens e Adultos (EJA) também é uma das ações do programa. Funciona na modalidade semipresencial e ao longo dos seus 18 anos de existência já contribuiu para a formação educacional e profissional de mais de 10 mil colaboradores.

Além deste programa a Coteminas investe ainda no bem-estar de seus colaboradores com o Programa Social FORMARE, que oferece Ginástica Laboral; Inclusão Digital; Programa Minha Ideia Criativa; Programa de Gestão de Resíduos Sólidos; Programa de Prevenção à Saúde do Homem; Programa de Voluntariado Coteminas; Programa Diagnóstico da Indústria Saudável; Curso de Gestantes/Cegonha à Vista; Melhoria da Escolaridade (EJA, técnico, graduação e Pós); Semana da Cultura e Comunicação, Semana da Saúde, Semana da Cidadania; Horta/Mudas Participativa; Comissão Antidrogas, Álcool e Tabagismo; Tecendo o Saber; Programa Sol Mulher; Caminhada Ecológica; Coral Inclusivo; Programa Inclusivo de Qualidade de Vida; Pilates; Creche; Centro Educacional Coteminas; Campeonatos Esportivos; Mente Sã; Além de Clínicas Médicas e Odontológicas.

Sobre a Coteminas

A Coteminas, com mais de 13 mil colaboradores, opera 11 plantas localizadas no Brasil que formam uma indústria integrada de fiação, tecelagem, preparação, tinturaria, estamparia, acabamento, e confecção de produtos têxteis para o lar. A Coteminas é dona das marcas Santista, Artex, MMartan e Casa Moysés.