Iniciativas Sustentáveis: Frigoríficos Cardeal – Reduzindo desperdícios

Redução de perdas e controle de qualidade durante a produção ajudam esta indústria de alimentos a ser mais sustentável

Por Karen Pegorari Silveira

A indústria alimentícia tem crescido muito no Brasil devido ao aumento populacional e como consequência desse aumento, chegam também novos desafios com relação a sustentabilidade, como controle de qualidade dos alimentos, forma de armazenagem, transporte e ainda o descarte dos resíduos e a redução do desperdício durante o processo de produção.

Na Frigoríficos Cardeal, indústria localizada na região metropolitana de São Paulo, não é diferente. Em uma de suas ações, a empresa trabalha com a conscientização dos colaboradores, através de treinamentos, para reduzir desperdícios ao longo do processo de produção.

A supervisora de Controle de Qualidade, Roberta Vasconcellos, relata que a fábrica conta com uma estação de tratamento de esgoto que gera o resíduo sólido, posteriormente prensado e descartado como resíduo orgânico. “Fazemos a remoção de resíduos orgânicos diariamente com empresa qualificada, que destina ossos, sebo, aparas e demais produtos gordurosos comestíveis e não comestíveis adequadamente e essa empresa também possui registro no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, o que nos garante o descarte correto, ” diz.

Demais resíduos como os de refeitório, banheiro e escritório também são coletados diariamente por empresa especializada que fornece o laudo de entrega no aterro de destino.

As bombonas de produtos (ingredientes) utilizados na produção, após seu uso, são enviados para locais que realizam sua lavagem e descarte. As bombonas plásticas de produtos químicos são retiradas pelo próprio fornecedor, que é o responsável pelo descarte. A empresa também possui CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) para movimentação de óleos e graxas.

A empresa declara ainda que todos seus fornecedores de matéria prima, insumos, embalagens e serviços são qualificados e monitorados quanto ao cumprimento das normas exigidas.

Roberta Vasconcelos alega ainda que “tais procedimentos são importantes para as indústrias por não gerar perdas excessivas, desperdício de produtos. Para o descarte adequado é necessário a organização dos resíduos, os colaboradores devem ver o descarte de resíduos como parte do processo de fabricação, independente do segmento de trabalho. “

Como política de meio ambiente, a Cardeal declara que está comprometida em promover o desenvolvimento sustentável, protegendo o meio ambiente através da prevenção da poluição, administrando os impactos ambientais de forma a torná-los compatíveis com a preservação das condições necessárias à vida; atender à legislação ambiental vigente aplicável e demais requisitos subscritos por clientes e pela organização; garantir transparência nas atividades e ações da empresa, disponibilizando às partes interessadas informações sobre seu desempenho em meio ambiente; promover a conscientização e o envolvimento de seus colaboradores, para que atuem de forma responsável e ambientalmente correta; promover a melhoria contínua em meio ambiente.

Sobre a Cardeal

A história do Frigorífico Cardeal, nos leva ao ano de 1957, quando o filho de imigrantes italianos fundou seu primeiro frigorífico. Hoje, ocupando uma área de 5.200m², conta com equipamentos e uma estrutura completa com capacidade para produção de 50 Ton./dia, abastecendo o mercado com uma extensa linha de produtos.