Tocantins vem à São Paulo em busca de investidores

A Secretaria da Indústria e do Comércio do Tocantins – Sic, realiza evento em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp, na próxima quarta-feira, 26, na sede da entidade, em São Paulo. 

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Indústria e do Comércio – Sic, em parceria com a Federação das Indústrias do Tocantins – Fieto e Federação do Comércio do Tocantins – Fecomércio realiza o projeto O Brasil no Tocantins que divulga as potencialidades econômicas e a logística do Estado com o objetivo de atrair investidores e oportunidades de negócios.

O projeto, já foi apresentado nos estados do Amazonas e Rio Grande do Sul, e chega à São Paulo com o apoio da Fiesp. Com essa aproximação a Sic busca mostrar que há muitas possibilidades de investimento no norte do país, e que o Tocantins tem um importante potencial para estabelecer relações comerciais de benefícios bilaterais com os estados da região Sul e Sudeste do país. O secretário da Indústria e do Comércio do Tocantins, Paulo Massuia, fará uma palestra onde mostrará as oportunidades do Estado para o empresariado paulista. O encontro contará ainda com depoimentos de empreendedores que já investiram no Tocantins, bem como apresentações de vídeos e rodadas de negócios.

Conheça o Tocantins
O estado mais jovem da federação tem feito jus à fama de promissor que conquistou com apenas 24 anos de existência. Em pouco mais de duas décadas o Tocantins, antigo norte de Goiás, deixou de ser uma terra esquecida para se tornar uma grande potência nacional da agropecuária, da indústria e também do comércio.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o Tocantins cresceu 69,8% no ranking das vendas do comércio varejista entre os anos de 2007 e 2010, duas vezes acima da média nacional que é de 32,5% na análise por estado da Pesquisa Anual do Comércio.

Levando em consideração os últimos números e seguindo a linha crescente que o Estado vem desenhando no que diz respeito aos números do desenvolvimento, o Tocantins também ocupa o primeiro lugar em outro ranking nacional, o de crescimento acumulado do Produto Interno Bruto – PIB.

Enquanto a média da taxa de crescimento do PIB no Brasil foi de 27,5% entre 2002 e 2009, e o norte do país alcançou um pico de 39,3%, o Tocantins foi ainda mais longe, registrando média de 52,6% nos últimos oito anos.

Um crescimento que se reflete em benefícios para a sociedade e também para aqueles que investem aqui. Prova disso é a malha rodoviária do Tocantins, com quase 7 mil quilômetros de rodovias asfaltadas, a sexta maior do país.

Somando os incentivos fiscais e a logística, com as facilidades trazidas pela Ferrovia Norte Sul, que no Tocantins conta com seis pátios multimodais, grandes empresas foram atraídas para terras tocantinenses. Nos últimos anos, o Estado recebeu empreendimentos como a Braxcel (papel e celulose) que deve investir cerca de 4 bilhões de reais no Tocantins; a Itafós (mineração e produção de super fosfato) com investimento de meio bilhão de reais; Votorantin (cimento) investindo quase 500 mil reais e BR Distribuidora (centro de distribuição da Petrobrás), o maior em pátios de ferrovia do país, com investimento previsto de 125 milhões de reais.

Entre as empresas que chegaram ao estado, atraídas pela logística, está um grupo alemão que já investe na construção de um porto às margens do rio Tocantins, no norte do Estado. O Ecoporto, que deve ser instalado na cidade Praia Norte, vai diminuir o tempo do translado de produtos da região norte do país até o sul e o sudeste. A previsão é de que, com a ajuda da hidrovia, esse trajeto seja feito em pouco mais de uma semana e não 60 dias como acontece hoje. O local vai contar ainda com um entreposto fiscal para atender a produção da Zona Franca de Manaus, e o acordo entre os dois estados já foi assinado.

 

Serviço: "O Brasil no Tocantins"
Data: 26 de setembro de 2012
Horário: 8h30
Local: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo/Fiesp - Auditório do 4º andar

Licença: Os textos veiculados pela Assessoria de Imprensa da Secretária da Indústria e do Comércio do Tocantins podem ser reproduzidos apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (63) 3218-2034, das 8h às 12h e das 14h às 18h.