Sustentabilidade global e rotulagem ambiental em mercados emergentes em destaque na Fiesp

Com a participação de especialistas do Reino Unido, Suécia, China e Índia

O Simpósio sobre Padrões Globais de Sustentabilidade (Global Sustainability Standards Symposium) a ser realizado no dia 23 de setembro tem como objetivo reunir líderes de negócio nacionais e internacionais, além de especialistas em sustentabilidade e representantes de governo e membros da sociedade.

Como foco, a discussão de normas possíveis para a promoção das cadeias produtivas sustentáveis e competitivas em mercados emergentes, especialmente Brasil, Índia e China. Isto inclui a proposta de adoção de rotulagem, a criação de selos ambientais, a exemplo do que existe em diversos países. A rotulagem indica a utilização de menos insumos e menor consumo de recursos naturais, como energia e água, com menor impacto ao meio ambiente.

A abertura será feita por Allan Knight, representante da Iseal Alliance – ONG inglesa voltada à sustentabilidade – e gerente de responsabilidade corporativa da Arcellor Mittal.

Haverá a participação de convidados internacionais como Indranil Chakrabarti, conselheiro do Departamento para Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), Christian Robin, da Secretaria de Estudos Econômicos da Suíça (SECO), e Mao Xianqiang, de Beijing Normal University.

O evento contará com três painéis. O primeiro deles sobre desmatamento zero na prática: o papel das normas de sustentabilidade, com participação de representantes da WWF, Marfrig Group, International Finance Corporation e HSBC.

Outro painel se dedicará à inserção dos pequenos produtores em mercados tradicionais, trazendo as experiências da China, Índia e Brasil, com participação de integrante da indiana Fairtrade Producers Network, entre outros.

No terceiro painel, discussão sobre rastreabilidade e transparência nas redes de suprimentos globais – visões e inovações em mercados emergentes, com a participação da Imazon, Imaflora e a Goodweave Índia.

Na intervenção visão de líderes, quatro assuntos centrais: compras sustentáveis; gestão de riscos sociais e ambientais de transnacionais chinesas na Ásia e no exterior; transformando o setor sucroalcooleiro em São Paulo – o impacto do Protocolo do Etanol Verde sobre resultados sociais e ambientais; e comunicando sustentabilidade: experiências da implantação de um programa para varejo com Walmart e Sodimac no Chile.

O evento se encerra com foco em stakeholders e tecnologia – implicações para o futuro dos padrões de sustentabilidade com Roberto Waack, presidente da Amata e Membro do GRI (Global Report Iniciative, organização de relatórios de sustentabilidade).
SERVIÇO

Simpósio sobre Padrões Globais de Sustentabilidade - Global Sustainability com o Reino Unido

Dia e hora: 23 de setembro das 9h às 18h

Local: avenida Paulista, 1313, 15º andar

Para conhecer a programação completa: http://www.fiesp.com.br/agenda/simposio-sobre-padroes-globais-de-sustentabilidade-global-sustainability-standards-symposium/

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549-4450 e 3549-4602

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3549-3579