Pela primeira vez no Brasil, Sorbonne apresenta pesquisa sobre desafios das PMEs em mercados internacionais

A pesquisa examina os efeitos de barreiras para estratégias de internacionalização das pequenas e micro empresas. Foi realizada com 120 executivos das PMEs europeias (Francês, Espanhol, Italiano e Português) que operam no mercado brasileiro, na indústria e nos serviços. Será apresentada pela primeira vez no Brasil, durante o VIII Congresso da Micro e Pequena Indústria: mercado – novas atitudes, novos negócios, nesta quinta-feira (10/10), no Hotel Renaissance, em São Paulo. O encontro, que já tem mais de 2 mil inscritos, é uma iniciativa do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O estudo destaca o impacto do meio ambiente local e a estratégia de internacionalização das PMEs, o surgimento de novos modelos de negócios, o impacto do perfil do líder e sua experiência em estratégia e, finalmente, mercado-alvo a relevância dos mecanismos de apoio público. Esta pesquisa lança luz sobre os desafios das PMEs em mercados internacionais.

A professora da ESCP Europe, diretora do CERALE - Centro de Estudos e de Pesquisa América Latina – Europa Florence Pinot de Villechenon e coordenadora Acadêmica para América Latina - Cátedra Globalização e Mundo emergente - FIESP Sorbonne, Florence Pinot de Villecheno e o doutorando em Economia, Université de Paris 1 Panthéon Sorbonne, Humberto Cesar López Rizzo, apresentarão a pesquisa durante o primeiro painel “Negócios e Oportunidades: Onde estão os seus clientes”, que acontece das 10h às 11h30.

O Congresso, realizado anualmente em outubro, mês da micro e pequena indústria, é dirigido a empresários de diversos segmentos. No qual proporciona um espaço para networking, troca de experiências entre os profissionais, contato com diversas universidades parceiras do Dempi. Além disso, visitar o espaço dos patrocinadores e se agendar para ter um atendimento personalizado e exclusivo junto aos seis bancos participantes do Programa Sala de Crédito.

Mais informações pelo site www.fiesp.com.br/congressompis, que traz a programação completa do evento.


SERVIÇO
VIII Congresso da Micro e Pequena Indústria: mercado – novas atitudes, novos negócios
Data: 10 de Outubro, das 8h30 às 19h
Local: Hotel Renaissance, Alameda Jaú, 1.620
Acesse a programação: www.fiesp.com.br/congressompis

 

 

CREDENCIAMENTO
Os jornalistas interessados em realizar a cobertura do evento deverão solicitar credenciamento, até amanhã (09/10), às 17h, pelos e-mails: patrícia.ribeiro@fiesp.org.br e amanda.santos@fiesp.org.br



Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels.: (11) 3549.4602 e 3549.4203