Para pagar o 13º, indústria paulista recorre menos aos bancos e mais às vendas do último trimestre e ao provisionamento

Este ano, 44% das indústrias de São Paulo provisionaram recursos ao longo do ano para o pagamento do 13º salário, mais do que os 42,3% que fizeram isso no ano passado. Aumentou também, de 17,6% para 21,5%, a proporção das empresas que optaram por utilizar as vendas do último trimestre para o pagamento do abono.

De acordo com o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), que divulgou a pesquisa nesta quinta-feira (10/11), as dificuldades em procurar instituições financeiras para pagar o 13º salário foram maiores que em 2015. Foi o que responderam 73% das empresas que recorreram a essa fonte de recursos.

Em 2016, a proporção das indústrias que procuraram crédito bancário foi menor que em 2015, passando de 34,9% para 29,2%.

“Os créditos bancários estão escassos e muito mais caros. Alguns setores da indústria foram, de certa forma, banidos das instituições financeiras, o que dificulta muito, principalmente para as pequenas empresas”, afirma o diretor do Depecon, Paulo Francini.

Movimento de final de ano

Para 53,4% das empresas que responderam a pesquisa, o movimento de final de ano será menor do que em 2015. Nesse grupo, as de pequeno porte estão mais pessimistas (58,1%), seguidas pelas médias indústrias (45,4%) e pelas de grande porte (42,9%).

Segundo Francini, os dois últimos anos foram ruins e ainda não é possível ver uma recuperação. “São dois momentos difíceis para a indústria, com resultados muito semelhantes. É decepcionante para quem esperava uma retomada, mas o final de 2016 não será auspicioso”, conclui o diretor da Fiesp.

O levantamento ouviu 507 indústrias paulistas ente os dias 3 e 26 de outubro, sendo 64,5% de pequeno porte (até 99 empregados), 30% de médio porte (de 100 a 499 empregados) e 5,5% de grande porte (500 ou mais empregados).

Tels. (11) 3549-4484 e 3549-4602

Tel. (11) 3549-3579