Inovação é fundamental para crescimento da micro e pequena indústria: tema presente no VII Congresso do setor, em outubro

Pesquisa da FIESP indicou principais interesses do setor

Para formatar seu VII Congresso, a Fiesp realizou, em julho, pesquisa junto aos participantes dos eventos anteriores a fim de compor um termômetro dos assuntos mais interessantes para a micro e pequena indústria. Foram mais de 300 questionários respondidos que apontaram preocupações quanto à inovação (quase metade da votação), marketing e vendas, gestão de pessoas, comércio eletrônico, mídias e redes sociais.

Na abertura do VII Congresso da Micro e Pequena Indústria da FIESP, no dia 10/10, destaque para o cenário econômico, suas tendências e oportunidades com Antonio Correa de Lacerda (PUC/SP). Profissionais experientes vão apresentar ferramentas de comunicação e como se deve fazer comércio eletrônico, incluindo vendas, pagamento seguro e logística integrada. O objetivo é entender como a empresa deve usar o marketing digital e as mídias sociais a seu favor. Entre os convidados, Marcelo Pimenta (Escola Superior de Propaganda e Marketing /ESPM), Paulo Cabral (Google), Percival Jatobá (Visa) e Patrick Hruby (Facebook).

Nos painéis, temas como gestão de pessoas alinhada à estratégia das empresas, com foco em retenção de talentos e capacitação (Luiz A. Stevanato, FEA/USP) e as possibilidades de crescimento (Paulo Arthur Lencioni Goes, PROCON), o que implica na portabilidade de crédito, condições para financiamento e fontes para inovação.

E, para tratar de inovação e valor agregado ao negócio, Afonso Carlos Braga (Escola de Engenharia Mauá) irá tocar em pontos essenciais como formas e melhoria de processos e produtos, mais oportunidades de mercado e fontes de pesquisa.

Para marcar o encerramento, talk show de erros e acertos com empreendedores. Também ocorrerão atividades paralelas, como salas de crédito e a interação com universidades e institutos parceiros da Fiesp, bem como atendimento para aqueles que se interessam por temas como tecnologia, crédito, meio ambiente e gestão empresarial.
PROGRAMAÇÃO:

08h30 - Recepção e Credenciamento

· Café de Boas Vindas & Visita aos Patrocinadores e Parceiros

09h00 - Abertura do Seminário

10h00 - 11h00 - Palestra de Abertura:
"Cenários Econômicos, tendências e oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas"

Palestrante: Antonio Correa de Lacerda, Professor-doutor do Programa de Estudos Pósgraduados em Economia Política da PUCSP, onde coordena o DEPE-Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Econômico e Política Econômica. Doutor em Economia pelo IE/Unicamp. Professor convidado da Fundação Dom Cabral, Unicamp, USP, UFRJ e outras universidades. Ex-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), ex-presidente da Sobeet - Sociedade de Estudos sobre Empresa Transnacionais, Ex-presidente do Corecon-SP; Membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp, do Conselho Temático de Política Econômica da CNI e do Conselho de Relações do Trabalho da Fecomércio. Economista-chefe e consultor de empresas, como Siemens e entidades, como a ABDIB. É autor de cerca de dez livros, dentre eles "Globalização e Investimento Estrangeiro no Brasil" (Saraiva) e "Desnacionalização", um dos ganhadores do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, na área de Economia, no ano 2001. É autor de artigos publicados em revistas e jornais. Em 2011 foi um dos agraciados com a Comenda Mário Henrique Simonsen, do Conselho Regional de Economia de S. Paulo. É entrevistado com frequência pela imprensa especializada.

11h00 - 12h30 - Painel 1: "A Gestão de Pessoas alinhada a Estratégia das Micro e Pequenas Empresas"
Apresentação do Painel: Prof. Dr. Luiz A. Stevanato, Doutor e Mestre em Administração de Empresas (FEA-USP); Psicólogo formado pela Universidade de São Paulo, Sócio Proprietário da S2A Consultoria e Pesquisa, onde tem atuado como consultor de Pesquisa de Marketing, diagnóstico de Clima e Cultura Organizacional. Atuante como professor há 24 anos em cursos de graduação e pós graduação de Psicologia e Administração; Autor de vários artIgos em revistas acadêmicas e capítulos de livros.

Debatedores:
Marco Antonio dos Reis, Diretor Titular Adjunto do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da FIESP
Sylvio Alves de Barros Filho, Diretor Titular do Departamento de Ação Regional da FIESP
Donizetti Tadeu Moretti, Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo
Ana Paula Henriques, Líder de remuneração executiva da Mercer

Temas de debates:
Gestão de Pessoas
Retenção de Talentos
Capacitação Empresarial
RH Estratégico
Benefícios
Cargos e Salários

12h30 - 13h30 - Almoço de Integração entre os Empresários das Micro e Pequenas Indústrias & Visita aos Patrocinadores e Parceiros

13h30 às 15h00 - Painel 2: Financiamento para o Crescimento

Debatedores:
Paulo Arthur Lencioni Goes, Diretor Executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON/SP

Temas de debates:
Portabilidade de Crédito
Custo Efetivo Total
Redução de taxa de juros
Relacionamento com Bancos
Condições de Financiamento (prazos, carência, etc)
Fontes de financiamento para inovação
Outras formas e alternativas de financiamento

15h00 às 16h30 - Painel 3: Inovar para agregar valor ao seu Negócios
Apresentação do Painel: Afonso Carlos Braga, Professor de Administração e Marketing B2B da Escola de Engenharia Mauá, 25 anos de experiência em empresas multinacionais como a Unilever e a Walt Disney Company, onde obteve a oportunidade de aprender em profundidade como avaliar publicidade e marcas. Experiência internacional na Europa e nos EUA, na Inglaterra como bolsista do Commonwealth Office do Reino Unido para fazer o MBA na Warwick Business School. Formação: Warwick Business School, UK - MBA em Marketing & Finanças, Fundação Getúlio Vargas – CEAG; Escola de Engenharia Mauá - Graduação em Engenharia Mecânica.

Debatedores:
Walter Vicioni Gonçalves, Superintendente do SESI/SENAI
Donizete Duarte da Silva, Diretor do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da FIESP
Antonio Carlos Teixeira Álvares, Professor da Fundação Getúlio Vargas e Presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Estamparia de Metais

Temas de debates:
O que é inovação
Formas de inovação
Melhoria de processos e produtos
Como a pequena empresa pode inovar
Oportunidades de mercado
Fontes de financiamento para inovação
Fontes de pesquisa e outras de formas de apoio

16h30 às 18h00 - Painel 4: A Micro e Pequena Empresa no Comércio Eletrônico e nas Mídias Sociais
Apresentação do Painel: Marcelo Pimenta, Professor Coordenador do Curso de Comunicação e Marketing Digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

Debatedores:
Paulo Cabral, Gerente de Negócios do Google Brasil
Percival Jatobá, Diretor Executivo Sênior de Produtos da Visa do Brasil
Patrick Hruby, Diretor de Pequenas e Médias Empresas do Facebook Brasil
Cristiano Miano, Diretor da Digipronto
Augusto Boccia, Diretor do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria da FIESP

Temas de Debates:
Novas Formas de Comunicação em Sites
Comércio Eletrônico
Novas Ferramentas de Vendas
Como fazer o marketing digital da sua empresa
Como as Mídias Sociais podem ajudar no seu negócio
O que é Mobilidade? Como se aplica nas pequenas?
Tendências atuais e futuras
Pagamento Seguro
Logística Integrada

18h00 - Talk Show "Erros e Acertos: Empresários de Sucesso contam suas Histórias"
Moderadora: Sandra Boccia, Diretora da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Empresários e Empreendedores de Sucesso:
Carlos Alberto Mestriner, Klin Produtos Infantis Ltda

19h00 - Encerramento com Sorteio de Brindes seguido de Coquetel de Comemoração ao Dia da Micro e Pequena Empresa
Milton A. Bogus, Diretor Titular do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria

 

SERVIÇO:
VII Congresso da Micro e Pequena Indústria: da sobrevivência à excelência
Data: 10/10 das 8h30 às 19h
Local: Hotel Renaissance, Alameda Jaú, 1.620
Acesse a programação: www.fiesp.com.br/congressompis

 

ATENÇÃO:
Credenciamento: Os jornalistas interessados na cobertura deverão solicitar credenciamento até terça-feira (9/10) às 17h, no e-mail: amanda.santos@fiesp.org.br