Fiesp realiza sala de crédito para micro, pequenas e médias empresas, durante a Feira Internacional de Panificação

O evento que ocorrerá entre os dias 17 e 20 de julho no Expocenter Norte,
em São Paulo, terá workshops de grandes marcas da indústria de panificação e food service em geral

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) estará, pelo quarto ano consecutivo, presente na Fipan 2012 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de micro, pequenas e médias indústrias como geradoras de desenvolvimento econômico e geração de empregos.

É com esta perspectiva que a FIESP vem atuando em diversas frentes para apoiar e desburocratizar o dia-a-dia das pequenas empresas, por meio de sinergias com os órgãos federais, estaduais e municipais, bancos públicos e privados, universidades e institutos de pesquisas, entre outras, para trazer resultados concretos para este segmento. Estes resultados já podem ser percebidos como: fórum de debates pela aprovação da Lei Geral; propostas de ampliação do Simples Federal e Estadual; convênios bancários; Salas de Crédito conjuntas entre agentes financeiros e o BNDES; facilitação do licenciamento ambiental; cursos com universidades; geração de empregos e empreendedorismo.

Uma das atrações do espaço será a Sala de Crédito, onde serão apresentadas as melhores linhas e formas de financiamento a longo prazo, melhorando também o acesso dos empresários das micro, pequenas e médias empresas junto aos principais agentes financeiros, facilitando a comunicação entre os dois lados.
Em 2011, 71% das demandas apresentadas pelas empresas que procuraram a Sala de Crédito desejavam linhas voltadas ao investimento, contra 29% que priorizavam o capital de giro. Em 2012, até junho, o percentual tem se mantido (69% para investimento e 31% para capital de giro), restando ainda 13 salas a serem realizadas até o fim do ano.
Além da Sala de Crédito, a Fiesp também oferecerá palestras gratuitas ao público. No dia 17 de julho, às 15h30, Dario Vianna, chefe patissier formado na Le Cordon Bleu e École Lenôtre (Paris), palestra sobre o atual estágio do setor de panificação, além de falar sobre as novas tendências de cardápios.

A FIPAN
A FIPAN 2012 é a maior feira do setor de panificação da América Latina. Responsável por 2% do faturamento do PIB nacional, o setor de panificação cresceu cerca de 28% nos últimos anos. Atualmente, são cerca de 63 mil padarias em todo o país, sendo 12.800 só no estado de São Paulo e, em São Paulo e Grande São Paulo, seis mil.

Somente na Cidade de São Paulo são consumidos 15 milhões de pãezinhos diariamente. O setor tem faturamento estimado de R$ 56,3 bilhões ao ano.

A panificação gera mais de 800 mil empregos diretos e 1.500.000 indiretos em todo o país, sendo 250 mil empregos diretos e 600 mil indiretos em São Paulo, de acordo com dados do SINDIPAN-AIPAN-IDPC-SP – Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação de São Paulo e Instituto do Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria –, entidades promotoras do evento.

Data e Hora: De 17 a 20 de julho 2012 – 13h às 21h
Local: Expocenter Norte – Stand Fiesp no Pavilhão Branco, Rua 1 número 11