Fiesp promove encontro empresarial Brasil - Hungria. Objetivo é incrementar fluxo de comércio bilateral

Evento conta com a presença do Secretário de Estado do Ministério da Economia húngara, Kristóf Szatmáry, e dezessete indústrias do país

Apesar de o Brasil ser o segundo maior parceiro comercial da Hungria na América Latina – perdendo apenas para o México - o fluxo bilateral em termos absolutos é pouco expressivo, US$ 417,3 milhões. Em 2011, as exportações húngaras cresceram 55%, já as importações registraram um aumento de 29%.

Com a intenção de melhorar ainda mais esses índices, o Secretário de Estado do Ministério da Economia da Hungria, Kristóf Szatmáry, desembarca na Fiesp, na próxima terça-feira (13), às 9h, para promover o Primeiro Encontro Empresarial Brasil – Hungria.

Essa é a segunda vez que a Fiesp promove uma rodada de negócios com a Hungria. Em 2007, na primeira edição do evento, estiveram presentes nove empresas húngaras e doze empresas brasileiras, totalizando vinte reuniões. Os setores envolvidos foram construção, imobiliário, moveleiro, metais leves, plásticos e marcenaria.

Desta vez, esperam-se empresas dos setores de serviços, bebidas não alcóolicas, construção, têxtil, pesquisa e desenvolvimento, T.I., produtos eletroeletrônicos (voltados para a divulgação e propaganda de produtos) e autopeças.

Além de Szatmáry, outros 40 empresários compõem a comitiva. Entre as dezessete empresas húngaras convidadas, destaque para uma fabricante de bebidas energéticas com projetos avançados para instalação de plantas industriais em São Paulo.

Segundo dados do MDIC, os setores de peles (33%), máquinas e aparelhos mecânicos (16%) e pastas de madeira (11%) totalizaram 60% da pauta de exportações brasileiras à Hungria. Nas importações, o setor de máquinas representou metade das compras brasileiras, seguido pelo de veículos, incluindo tratores (17%).

Ainda durante o Encontro Empresarial, o secretário húngaro irá homenagear o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, com a entrega da Ordem do Mérito Húngara, em reconhecimento por esforços realizados em busca de aproximação e intensificação dos laços comerciais.

ATENÇÃO IMPRENSA
Uma coletiva de imprensa com Paulo Skaf e Kristóf Szatmáry está prevista para às 10h.
Jornalistas interessados na cobertura deverão encaminhar pedido de credenciamento, para os e-mails: katyamanira@fiesp.org.br e amanda.santos@fiesp.org.br