Fiesp lança sistema que simula desconto na conta de luz

Consumidor poderá checar redução de preço que terá após queda na tarifa

O Presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, lança hoje (19) um simulador que permite ao consumidor conferir o desconto na conta de luz conquistado com a entrada em vigor da Lei 12.783, que prevê redução tarifária de energia. Essa redução é resultado da campanha “Energia a Preço Justo”, lançada pela Fiesp, há dois anos, e que mobilizou a sociedade em prol da queda de preço nas contas de luz, tanto das famílias quanto das empresas.

A ferramenta disponível no site permite que cada um compare o valor que pagava antes da medida e o que passará a pagar a partir de agora. Além disso, será possível também conhecer o percentual desse desconto. O simulador funciona apenas com dados do Estado de São Paulo.

Para simular o desconto, basta acessar o sistema em www.fiesp.com.br. Com a conta de luz na mão, é só escolher o nome da concessionária fornecedora de energia, o nível de tensão da sua conta e a modalidade da tarifa. O sistema vai gerar um campo em branco onde é preciso digitar o consumo em kWh, que aparece em destaque na conta. A partir daí, será apresentado o resultado com o percentual de desconto e o valor em reais.

A iniciativa de lançar o simulador é mais uma ação da campanha “Energia a Preço Justo”. Lançada em 2011 pela Fiesp, a campanha para a redução do preço da conta de luz ganhou rapidamente as ruas e chegou à Presidencia da República, no final do ano passado. Em janeiro de 2013 entrou em vigor a Lei 12.783, que promove a redução estrutural nas tarifas de energia de 20,2%, em média, em todo o Brasil.

Para o consumidor residencial, esse desconto é de, no mínimo, 18%. Para consumidores de médio e grande porte, o valor pode chegar a 32%.

 

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3549.3262 / 3579



Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549.4203 e 3549.4590