Fiesp discute mudanças e impactos do novo Decreto Antidumping

Seminário será regido pelo diretor de defesa comercial do MDIC, Felipe Hees


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promove, nesta sexta-feira (13) às 9h, o seminário “Novo Decreto Antidumping: mudanças e impactos”, em sua sede na capital paulista. Durante o evento, o diretor do Departamento de Defesa Comercial do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Felipe Hees, apresentará os principais aspectos e alterações desse instrumento de defesa comercial.

O Decreto 8.058/2013, que consolidou regras e práticas já existentes, foi publicado em julho deste ano e entrará em vigor no próximo 1º de outubro.

Na ocasião também será lançado o “Guia Antidumping”, publicação do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp que visa esclarecer ao setor privado as principais etapas do processo antidumping, além de auxiliá-los a identificarem e avaliarem a conveniência de se solicitar medidas de legítima proteção.

Segundo o MDIC, de 1995 a 2013, mais de 390 investigações de dumping foram abertas, sendo que mais da metade resultou na aplicação de medidas favoráveis às indústrias brasileiras.



O seminário é aberto aos jornalistas e ao final, por volta do meio dia, os participantes poderão falar com a imprensa.



9h00 - Credenciamento
09h30 - Sessão de Abertura
Diretor Titular Adjunto do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Eduardo de Paula Ribeiro
10h00 - Exposição técnica dos principais aspectos do novo decreto antidumping
Diretor do Departamento de Defesa Comercial do (DECOM) do MDIC, Felipe Hees
12h00 - Encerramento




Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549.4830 e 3549.4602