FIESP discute ampliação do Mercado Livre de Energia no Brasil

Com o tema “Energia no Brasil: tão limpa, tão cara”, 13º Encontro Internacional de Energia será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, em São Paulo e pretende chamar a atenção da sociedade para o alto custo de energia, que impacta diretamente na competitividade do País

O mercado livre de energia no Brasil está prestes a completar 18 anos de criação e responde por aproximadamente um terço do consumo de eletricidade do País. Entretanto, sua ampliação esbarra na necessidade de aperfeiçoamentos regulatórios, assunto que estará em pauta no 13º Encontro Internacional de Energia que a FIESP realizará nos dias 6 e 7 de agosto, no hotel Unique, em São Paulo.

“Vamos discutir a flexibilização de requisitos para se tornar cliente livre, regras de comercialização, a complexa revisão de valores de energia e seus reflexos, a viabilização do processo de venda de excedentes entre consumidores, os recentes sistemas de 'bolsa de energia' e os aperfeiçoamentos no sistema de garantias”, comenta o diretor de Infraestrutura da FIESP, Carlos Cavalcanti.

O debate também compreenderá experiências internacionais no mercado livre, com a apresentação de modelos adotados em diversos países, com características de geração e sistemas de comercialização distintos. A proposta é estabelecer uma relação destas experiências internacionais com o modelo brasileiro e possível adoção de regras externas, caso sejam viáveis.

O custo de energia elétrica, especialmente para a indústria no Brasil está entre os mais caros do mundo. No Encontro de Energia da FIESP, a discussão sobre mercado livre abordará a relação entre o preço da energia e a competitividade industrial, destacando as diferenças de modelo e valores praticados no mercado regulado e livre e as vantagens, desvantagens e riscos do ambiente de livre contratação.

A programação completa está disponível no site https://www.fiesp.com.br/agenda/encontro-energia//

Os jornalistas interessados em realizar a cobertura do evento deverão solicitar credenciamento para os e-mails lucas.alves@fiesp.org.br e rmatuck@fiesp.org.br.

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- FIESP
Tels.: (11) 3549.4602 e 3549.4282