Embaixadores da União Europeia se reúnem na Fiesp para discutir acordo comercial com Mercosul

Nesta quarta-feira (25/09), embaixadores da União Europeia se reúnem na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para discutirem a proposta de acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul.

O encontro fará parte da reunião mensal do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) da entidade e será comandado pelo seu presidente, Embaixador Rubens Barbosa, e pela Chefe da Delegação da União Europeia, Embaixadora Ana Paula Zacarias. Também já confirmaram presença chanceleres de Portugal, Bélgica, Áustria, Suécia, Espanha, Finlândia, Hungria, Eslováquia e Grécia.

De acordo com a Fiesp, a assinatura de um acordo de livre-comércio com a União Europeia seria, para o Brasil, um importante estímulo na estratégia de integração nas cadeias globais de valor. Além da redução de tarifas para o comércio de bens com o maior bloco econômico do mundo, o acordo fomentaria os investimentos recíprocos e as transações de serviços. O aumento esperado nos negócios, por sua vez, pode ser considerado um catalisador para a transferência de tecnologia e a modernização do parque produtivo brasileiro.

De acordo com um estudo de 2012 do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DEREX) da Federação, a liberalização no comércio de bens entre os dois blocos causaria um aumento de até 12% nas exportações brasileiras para a Europa. O mesmo estudo, entretanto, aponta a importância de observar a sensibilidade de alguns segmentos da indústria brasileira, adotando-se listas de exceção e cronogramas diferenciados de desgravação.

Obs.: A reunião será fechada, mas ao término, por volta das 12h30, os participates poderão falar com a imprensa.

CREDENCIAMENTO
Jornalistas interessados na cobertura devem se credenciar nos e-mails: katyamanira@fiesp.org.br e amanda.santos@fiesp.org.br .


Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549.4830 e 3549.4602