Imprensa
Portal Fiesp
>
Imprensa
>
Abertas as inscrições do programa de inclusão "Meu Novo Mundo" para pessoas com deficiência, em Piracicaba
Abertas as inscrições do programa de inclusão "Meu Novo Mundo" para pessoas com deficiência, em Piracicaba
O programa visa promover a inclusão da pessoa com deficiência (PcD) no mercado de trabalho e a promoção da sua integração à vida comunitária, por meio da qualificação profissional, esporte e cidadania.
Meu Novo Mundo é um programa idealizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), realizado em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP), que inclui cursos ministrados pelo Senai-SP, além do desenvolvimento de habilidades, cidadania e hábitos saudáveis conduzidos pelo Sesi-SP.
Ao participar, a pessoa com deficiência terá acesso à formação profissional de qualidade, um certificado reconhecido no mercado, ao esporte como qualidade de vida, à vivência no Senai-SP, no Sesi-SP e na empresa e a um contrato de trabalho desde o início do curso. O participante será contratado na modalidade de aprendiz por uma empresa do ramo industrial pelo período de três anos.
O programa contempla inicialmente cinco cursos: auxiliar (de linha) de produção, assistente administrativo, almoxarife, assistente técnico de Tecnologia de Informação (TI) e inspetor de qualidade. Com o esporte serão aprendidos valores, a necessidade de estabelecimento e cumprimento de metas, além de desenvolver o lado social, de convivência com os mais diferentes tipos de pessoas, nas mais diversas situações. Com as aulas de Cidadania e Desenvolvimento Pessoal o participante desenvolverá competências pessoais necessárias ao exercício do papel pessoal e profissional, visando sua autonomia e inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.
Ao participar do Programa, a empresa terá:
- Garantia jurídica por meio de um Termo de Compromisso vinculado ao Termo de Cooperação firmado entre FIESP e Ministério do Trabalho, por meio do qual terá adiada a cobrança em igual número do cumprimento da cota de pessoas com deficiência, respeitadas as normas da fiscalização.
- Inclusão gradativa das pessoas com deficiência durante o programa, com tempo para preparar o seu ambiente interno.
- Participação no desenvolvimento profissional do mercado, contribuindo para a inclusão efetiva das pessoas com deficiência, por meio de capacitação reconhecida e de qualidade.
Esporte
Uma das missões do Meu Novo Mundo é despertar o talento esportivo dos participantes, que serão orientados por profissionais especializados do Sesi-SP, que atualmente tem um quadro de 150 atletas paraolímpicos, medalhistas nacionais e internacionais. Esses esportistas ministrarão palestras e serão exemplo de que com determinação e treino é possível, inclusive, a chegar ao topo como
A ideia é, também, incluir pessoas com deficiência no mundo da produtividade e descobrir novos talentos, como Marco Aurélio, medalhista em lançamento de disco e Verônica Hipólito, campeã mundial nos 100 e 200 metros rasos, ambos atletas paraolímpicos de atletismo. Verônica se prepara para os jogos Paraolímpicos Rio 2016.
Verônica é a campeã mundial, exemplo para muitos que querem fazer de seu mundo um mundo novo.
Como funciona
Pessoas com deficiência que quiserem participar e indústrias podem se cadastrar diretamente pelo site www.meunovomundo.org.br ou fazer contato com:
- SESI-Piracicaba, à Avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial, Telefone: (19) 3403-5900.
- SESI-SP, telefones: 11) 3146-7394 ou 3146-7414.
As empresas que manifestarem interesse, por sua vez, terão demanda atendida sob medida pelas equipes do Sesi-SP e Senai-SP.
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESP
Assessoria de Imprensa
Tel. (11) 3549.3262 e 3549-3579
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP
Assessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549-4450 e 3549.4602