19ª Edição do Prêmio de Mérito Ambiental com inscrições abertas

Projetos de boas práticas ambientais podem ser enviados até 18 de março

Com o objetivo de incentivar o setor produtivo a desenvolver boas práticas ambientais, a Federação promove anualmente, desde 1995, o Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental.

As empresas poderão inscrever, no máximo, dois projetos em duas categorias distintas: micro e pequeno porte (até 99 empregados) e médio e grande porte (a partir de 100).

A inscrição do projeto deverá ser feita inicialmente on-line, no formulário disponível em http://www.fiesp.com.br/meritoambiental2013. Depois, encaminhá-lo ao Departamento de Meio Ambiente (DMA) até 18 de março. As vencedoras receberão troféu e também o selo do Mérito Ambiental e o resultado será divulgado durante a solenidade de premiação, em junho de 2013.

Os critérios de julgamento levarão em conta a otimização do uso de recursos naturais, além dos resultados obtidos com a implementação do projeto. A Comissão Julgadora é constituída por representantes de mais de uma dezena de entidades e universidades.

Na edição de 2012 do Prêmio foram recebidos 41 cases. A Honda Automóveis venceu na categoria média e grande empresa com o projeto “Redução na emissão de Compostos Orgânicos Voláteis (VOC) nos processos produtivos” ao motivar os funcionários no desenvolvimento de projetos na área de gestão ambiental e adotar políticas de sustentabilidade. Na categoria micro e pequena, o primeiro lugar ficou com a Micro-Química Produtos para Laboratórios Ltda, com a “Viabilidade da melhoria competitiva através da sustentabilidade e gestão do meio ambiente”. A empresa desenvolveu projetos socioeducativos na área ambiental junto aos funcionários, nos últimos dez anos, percebendo novas oportunidades para o negócio.

Data-limite para pré-inscrição on-line e entrega de trabalhos: até 18/3/2013 em http://www.fiesp.com.br/meritoambiental2013b e cópia impressa.
Data da premiação: em junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
Mais informações: 3549-4675 ou cdma@fiesp.org.br