FiespCast – Ouça as principais notícias da indústria em nosso podcast. Toda quinta-feira, uma nova edição para você. Para receber no WhatAspp mande um “oi” para (11) 9-8231-2891. O FiespCast também está disponível no Spotify.
Literatudo – Aqui você também pode dar o play para ouvir o Literatudo, podcast do Sesi-SP e do Centro Cultural Fiesp (CCF). Nele, você vai ter acesso a entrevistas com autores, ilustradores e produtores de conteúdo do universo literário. Além de resenhas de livros, leituras de poesias, a literatura na educação, informações sobre a importância do hábito de ler, uma agenda literária e muito mais.



Médico que estudou no Sesi-SP cuida de povos indígenas na Amazônia - Publicado em: 17/09/2020

O médico José Luis Boni Junior, estudou no Sesi de Presidente Prudente.

Desde 2019, atende os povos indígenas na Aldeia Bona, que fica no Parque de Tumucumaque, a 7 mil quilômetros de Prudente e a 600 quilômetros de Macapá, capital do Amapá.

Boninho, como é conhecido, conta como o Sesi foi determinante na formação dele, e as experiências na Amazônia Brasileira ao cuidar da saúde indígena em 24 aldeias.


EDIÇÃO17SET20 - Publicado em: 17/09/2020

A edição 77 do FiespCast, o podcast da indústria, destaca:

Pesquisa Fiesp indica: indústria e comércio varejista estão reagindo e caminhando pra recuperação.

Levantamento feito pelo Senai-SP aponta que a grande maioria dos alunos está satisfeita com ensino remoto.

Live sobre economia circular debate oportunidades e desafios para aumentar competitividade no setor produtivo.

Edição 4 do podcast Literatudo - Publicado em: 15/09/2020

Mediação da leitura: o papel do bibliotecário.É na escola que a relação do jovem com a leitura ganha força. No episódio #4 do podcast Literatudo, vamos entender o papel dos bibliotecários que, geralmente, apresentam o livro aos alunos, formando gostos e estimulando os caminhos do futuro leitor. O bibliotecário Oscar Garcia, da rede Sesi-SP, autor do podcast O Prazer de Ler, é o convidado deste episódio. Ele dá boas dicas para colegas de profissão estimularem ainda mais o prazer do jovem pela leitura. Ficou curioso? Aperte o play e ouça o Literatudo.

EDIÇÃO10SET20 - Publicado em: 10/09/2020

A edição 76 do FiespCast, o podcast da indústria, destaca:

Fiesp mostra panorama do crédito na Covid-19: micro e pequenas empresas estão conseguindo financiamento nos bancos.

Medidas  sanitárias rigorosas ajudaram o agronegócio brasileiro a ter um bom desempenho.

Programa Casa Verde e Amarela tem como meta construir quase 2 milhões de unidades habitacionais até 2024.

Programa Casa Verde e Amarela: meta é construir quase 2 milhões de moradias até 2024 - Publicado em: 10/09/2020

O programa habitacional Casa Verde e Amarela, anunciado pelo governo federal em agosto, tem como metas atingir 1 milhão e 600 mil moradias até 2024, a regularização fundiária, e a redução da taxa de juros para aumentar o acesso dos cidadãos ao financiamento da casa própria.

João Claudio Robusti, diretor do Departamento da Indústria da Construção e Mineração da Fiesp, fala sobre o programa e qual é a expectativa na geração de emprego.

EDIÇÃO3SET20 - Publicado em: 03/09/2020

A edição 75 do FiespCast, o podcast da indústria, destaca:

Presidente da Fiesp e do Ciesp participa do carregamento de suprimentos para o Líbano.

Senai-SP e Nokia lançam OpenLab da indústria  4.0.

Política Nacional de Resíduos Sólidos faz 10 anos sem avanços significativos.

Política Nacional de Resíduos Sólidos faz 10 anos sem avanços significativos - Publicado em: 03/09/2020

No dia 2 de agosto,  a Política Nacional de Resíduos Sólidos completou 10 anos.

A lei 12.305 foi um marco no setor por tratar de todos os materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados, sejam eles domésticos, industriais, eletrônicos, incentivando o descarte correto de forma compartilhada.

Eduardo San Martin, presidente do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp, analisa a lei e fala sobre reciclagem e gestão de resíduos.

Edição 3 do podcast Literatudo - Publicado em: 01/09/2020

O tema Literatura juvenil: o modo como o jovem lê mereceu dois episódios do podcast Literatudo, do Sesi-SP. Neste #3, vamos ficar por dentro da literatura juvenil trabalhada nas escolas e lida nos momentos de lazer. O direito fundamental ao acesso aos livros e a escrita como forma de incentivo à leitura também serão pontos defendidos durante o podcast. Nos acompanhe nessa descoberta… Ouça  agora.

EDIÇÃO27AG20 - Publicado em: 27/08/2020

A edição 74 do FiespCast, o podcast da indústria, destaca:

Fiesp e Ciesp lançam Guia do Crédito com linhas e medidas de financiamento disponíveis para empresas.

Prorrogadas até 4 de setembro as inscrições para o curso de Informática para Internet do Senai-SP.

Reabilitação multidisciplinar é recomendada para pessoas que se curaram da Covid-19.

Reabilitação multidisciplinar é fundamental após cura da Covid-19 - Publicado em: 27/08/2020

A reabilitação multidisciplinar é recomendada para as pessoas que já se recuperaram da Covid-19.

A médica fisiatra, Aline Mirisola, responsável pela triagem e avaliação dos pacientes do Centro de Acolhimento  Pós-Covid-19 do Sesi-SP, explica que mesmo para os pacientes que se trataram em casa, a reabilitação é indicada.

EDIÇÃO20AG20 - Publicado em: 20/08/2020

A edição 73 do FiespCast, o podcast da indústria, destaca:

Presidente da Fiesp e do Ciesp diz que o pior momento da pandemia ficou pra trás, e vê possibilidade de crescimento econômico em 2021; Faculdade Sesi-SP de Educação oferece cursos de extensão nas áreas de gestão, linguagens e matemática; Digitalização dos serviços públicos é tema de webinar na Fiesp.

Aulas online: desafio na alfabetização - Publicado em: 20/08/2020

O Sesi-SP se adaptou e ofereceu aos seus alunos aulas no formato totalmente online, desde o dia 11 de março, por causa da Covid-19.

Os desafios foram muitos, principalmente para os professores do Ensino Fundamental, processo que dá início à alfabetização.

Mas para a professora Kátia Marchiori, do Sesi de Sertãozinho, o resultado positivo veio em forma de uma carreata, promovida pelos pais dos pequenos, eles prestaram essa homenagem para mostrar que o método deu certo.

Edição 2 do podcast Literatudo - Publicado em: 18/08/2020

No episódio #2 do podcast Literatudo, o Núcleo de Difusão Literária do Sesi-SP escolheu o tema: Literatura juvenil: o modo como o jovem lê. Para falar sobre o assunto, Ana Amália, professora de Literatura da Faculdade Sesi-SP , nos ajudará a entender como a nova geração lida com a leitura. Muitos especialistas apontam para a influência que os livros lidos durante a infância e adolescência têm na formação de caráter e personalidade de um indivíduo. Então, afinal, o que é literatura infantojuvenil? Descubra conosco… Ouça agora! 

EDIÇÃO13AG20 - Publicado em: 13/08/2020

A edição 72 do FiespCast, o podcast da indústria, destaca:

Presidente da Fiesp e do Ciesp faz parte da missão oficial do Brasil que está em Beirute para apoio humanitário; Índice de Confiança do Agronegócio registra alta de 11,3 pontos: resultado do segundo trimestre reflete visível melhora nas expectativas desse setor brasileiro; Alunos do articulado Sesi e Senai-SP participam de competição sobre os desafios da indústria brasileira com Inteligência Artificial.

Inteligência Artificial: alunos do Sesi e do Senai-SP participam de competição - Publicado em: 13/08/2020

Equipes de quatro escolas do Ensino Médio do articulado Sesi e Senai-SP vão participar de uma competição para solucionar os desafios na indústria brasileira com Inteligência Artificial.

As equipes, formadas por até cinco alunos e um professor orientador, terão que criar um chatbot, programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas.

Os alunos pertencem às unidades de São Paulo, Sertãozinho e São Carlos.

Ivanei Nunes, supervisor técnico educacional do Sesi-SP, fala sobre a competição e também sobre a importância da Inteligência Artificial.

Os alunos Kauê e Daniel contam sobre suas expectativas na competição.

EDIÇÃO6AG20 - Publicado em: 06/08/2020

A edição 71 do FiespCast, o podcast da indústria destaca:

Em quatro meses, Sesi-SP vai doar quase 9 milhões de refeições para famílias carentes, Informática para internet: novo curso do Senai-SP oferece perspectiva de empregabilidade; Sesi-SP debate aspectos físicos, emocionais e sociais na terceira live sobre o futuro da saúde e do trabalho pós-Covid-19.

Sesi-SP: Live debate saúde emocional e alimentação - Publicado em: 06/08/2020

A terceira e última live, promovida pelo Sesi-SP, discutiu os aspectos físicos, emocionais e sociais associados à Covid-19.

Renata Macedo, psicóloga do Sesi-SP, explica como a retomada gradual das atividades pós-pandemia pode impactar na saúde emocional das pessoas.

Já a nutricionista do Sesi-SP, Aline Pendeza, fala sobre shots de imunidade, a importância do planejamento na hora de cozinhar e a diferença entre fome física e emocional.

Edição 01 do Literatudo - Publicado em: 04/08/2020

O podcast Literatudo, neste episódio #1, tem a participação do autor Manuel Filho, escritor de mais de 50 livros, sendo a maioria infantis e juvenis, e vencedor do prêmio Jabuti 2008. Ele contou como se deu a relação com o desenho e a leitura durante a sua infância e a importância de adquirir o hábito ainda na formação da personalidade do indivíduo.

EDIÇÃO30JUL20 - Publicado em: 31/07/2020

A edição 70 do FiespCast, o podcast da indústria, destaca:

Fiesp e Ciesp sediam reunião virtual para discutir  boas práticas de prevenção à Covid-19 na indústria; Impactos ambientais do novo marco legal do saneamento básico são debatidos na Fiesp; Sesi-SP faz live pra discutir trabalho remoto, seguro e produtivo.

Trabalho remoto seguro é tema de live do Sesi-SP - Publicado em: 31/07/2020

Gabriela Nunes, ergonomista do Sesi- SP, participou do segundo encontro virtual sobre os desafios para o futuro da saúde e do trabalho pós-Covid-19. A live debateu o trabalho remoto, e Gabriela falou sobre os cuidados simples que podem ser tomados para tornar o home office seguro e confortável.

Já a analista de responsabilidade social do Sesi-SP, Suelen de Paula, abordou na live, os desperdiçadores de tempo e citou como exemplo o uso excessivo das redes sociais.