Nós investimos em pessoas

Artigo publicado no jornal Diário de S. Paulo e na Rede Bom Dia, em 05/08/2013

Nós investimos em pessoas

Paulo Skaf

Construir uma sociedade independente, livre e democrática passa, sem sombra de dúvida, pela qualidade da educação que as pessoas recebem desde a infância. Mas não basta colocar a criança na escola. É preciso dar a ela a oportunidade de aprender, de se desenvolver. E isso só acontece se houver investimento na qualificação e na atualização dos educadores.

No último mês de julho o Sesi-SP organizou o evento Saber em Ação, que reuniu mais de cinco mil educadores. A presença de todos, a dedicação e o interesse com que participaram do encontro reforça ainda mais a razão de nossas escolas serem cada vez mais respeitadas e reconhecidas por sua excelência em todo o Brasil: nós investimos em pessoas!

Nós sabemos que o crescimento profissional e pessoal depende de constantes treinamentos e atualizações. Por isso a importância de realizar o Saber em Ação todos os anos, para que os educadores possam discutir, juntos, temas importantes de nossas escolas, de nossos alunos.

Num ano em que o Sesi-SP vai inaugurar 70 novas escolas, equipadas com os mais modernos laboratórios de química, física e informática, com bibliotecas, quadras poliesportivas, boa alimentação, área de lazer, além de um bom material didático e ensino em tempo integral, não é possível evitar a comparação com o que está ocorrendo com as escolas públicas: depredações, violência, abandono, desistência por parte dos professores e  falta de treinamento e capacitação dos profissionais.

A indústria está fazendo a sua parte. Investir na valorização dos profissionais da área da educação é investir no futuro do país: na redução da pobreza, da desigualdade social e da violência. É hora de garantir qualidade de ensino nas escolas públicas para as próximas gerações. É hora de garantir um Brasil melhor!