imagem google
Início do conteúdo

A indústria na direção certa

Artigo publicado no jornal Diário de S. Paulo e na Rede Bom Dia, em 27/05/13

A indústria na direção certa

 Paulo Skaf

O dia 25 de maio, dia da Indústria, resume as nossas lutas, nossas conquistas, os nossos desafios. É um dia de comemoração para todos os brasileiros, particularmente para o estado de São Paulo, pois é aqui onde há o maior investimento do setor.

Temos mais de 130 mil indústrias, que empregam cerca de três milhões e quinhentas mil pessoas, investem na educação, na capacitação profissional, nos esportes, nas artes e no lazer, sem perder o foco na competitividade.

Sinto imenso orgulho quando entro em fábricas e vejo inovação, tecnologia, equipamentos de última geração. Sei que ali está gente que acredita no país, pois sabe que é responsável pela geração de bons empregos e colabora decisivamente para o desenvolvimento do Brasil.

Posso dizer que da porta pra dentro as empresas são competitivas, estão prontas para disputar os mercados internacionais. Mas, da porta pra fora, os obstáculos ainda são muitos.

De batalha em batalha, estamos ajudando a melhorar o Brasil. Já conseguimos a redução da conta de energia, da taxa de juros, reduções de impostos, realinhamento cambial e mais recentemente a aprovação da MP dos Portos. Mas é preciso fazer muito mais.

Nosso desafio é criar condições para que nossas indústrias possam competir em pé de igualdade com produtos fabricados em outros países. Afinal de contas, se fala muito de chineses, americanos, europeus, argentinos, mas nossos principais problemas estão aqui no nosso país e precisamos resolvê-los.

Reduzir o custo de produção, do setor logístico, diminuir a carga tributária, a burocracia são ações que farão com que nossa indústria consiga tomar fôlego e ser competitiva. Aí, sim, teremos muito mais a comemorar.