WORKSHOP INFRAESTRUTURA – MERCADO LIVRE DE ENERGIA

Com o objetivo de reduzir os custos com energia em tempos de crise, mais de 2300 consumidores aproveitaram as condições favoráveis do mercado livre e fizeram sua migração no ano de 2016. Paralelamente, intensificaram-se os debates sobre os limites de demanda para participação nesse mercado, bem como sua abertura para todos os consumidores.

Além de debates com especialistas do setor sobre as expectativas de expansão do mercado livre e, a visão dos agentes sobre oferta e preço para os próximos anos, o evento terá uma sala de atendimento com as comercializadoras, para sanar todas suas dúvidas. Participe!

 Programa*

09h00 às 12h30

Painel 1: Expansão do Mercado Livre

“A recente Consulta Pública do Ministério de Minas e Energia deixou a ampliação do Mercado Livre de Energia mais próxima de se efetivar. Diversos pontos de aprimoramentos têm sido levantados pelos agentes do setor, a fim de tornar a transição mais transparente e sustentável. O objetivo do painel será discutir os benefícios e desafios da expansão do mercado livre, assim como propostas para efetivar tais mudanças nos próximos anos.”

Moderador: Paulo César Tavares, Diretor da Divisão de Energia da FIESP

Palestrantes:


12h30 às 14h00 – Almoço 

14h00 às 17h00

Painel 2: Perspectivas de Oferta e Preço da Energia para o Mercado Livre

“Apesar do forte crescimento nos últimos anos, o Mercado Livre percebeu uma alta volatilidade nos preços da energia ofertada. Propostas de mudanças nos modelos de precificação da energia, assim como nas previsões da oferta de energia têm sido feitas. O objetivo do painel será avaliar as perspectivas de oferta e preço da energia para o Mercado Livre nos próximos anos, considerando os cenários de carga e entrada de geração nova.”

Moderador: Christopher Vlavianos, Diretor da Divisão de Energia da FIESP

Palestrantes:

*programa sujeito à alteração.

 

Localização

Prédio da FIESP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP