WORKSHOP INFRAESTRUTURA – SANEAMENTO BÁSICO “DRENAGEM URBANA: COMO DESAFOGAR AS CIDADES”

Dentre os serviços que compõem o Saneamento Básico, a drenagem e o manejo de águas pluviais é o que tem sido menos valorizado. Enquanto isso, Inundações recorrentes têm causado enormes prejuízos às nossas cidades. Perdas de bens, dificuldades de locomoção e até mortes geram um estado permanente de insegurança.
Além da redução dos riscos de inundação, os sistemas de drenagem têm um papel importante no controle da poluição hídrica, na revitalização do meio ambiente urbano e na restauração de ecossistemas. Para que cumpra suas funções, a prestação de serviços de drenagem deve-se apoiar em ações técnicas e institucionais coordenadas entre si.
Inspirado em um pouco de história e em casos reais, o workshop promoverá um debate sobre o enfrentamento de problemas antigos que, mesmo com grandes investimentos, não temos conseguido resolver. São quatro palestras que abordarão aspectos diversos relacionados à drenagem urbana e que certamente contribuirão para uma visão atualizada desse serviço fundamental para o bem-estar da população.

Moderador: Eng. Luiz Fernando Orsini, Diretor do Departamento de Infraestrutura da FIESP

A história da relação da metrópole com suas águas – Eng. Renato Zuccolo, coautor do livro recentemente publicado “Águas do Alto Tietê” (CONFIRA  A  APRESENTAÇÃO  AQUI)

Estudo de caso: uma solução avançada para as inundações da Bacia do Anhangabaú – Eng. Luiz Fernando Orsini, consultor em drenagem e manejo de águas pluviais, coordenador do estudo de alternativa para controle de inundações da Bacia do Anhangabaú e Diretor do Departamento de Infraestrutura da FIESP  (CONFIRA  A  APRESENTAÇÃO AQUI)

Aplicação de técnicas naturalísticas em drenagem urbana – Eng. Guilherme Castagna, diretor da Fluxus Design Ecológico (CONFIRA  A  APRESENTAÇÃO AQUI)

Revitalização do Rio Pinheiros – Geógrafa Stela Goldenstein,  Diretora Executiva da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros (CONFIRA  A  APRESENTAÇÃO AQUI)

 

Localização

Edifício-sede da FIESP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP