WORKSHOP DE INFRAESTRUTURA SANEAMENTO BÁSICO - DESAFIOS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS - FIESP

WORKSHOP DE INFRAESTRUTURA SANEAMENTO BÁSICO – DESAFIOS DA GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS

A gestão dos resíduos urbanos ainda não alcançou os objetivos estabelecidos pela Política Federal de Saneamento Básico, de 2007, e pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010. O workshop discutirá os avanços e entraves da gestão de resíduos urbanos, com foco nos aspectos mais críticos para o saneamento: eliminação e recuperação de lixões e sustentabilidade econômico-financeira dos serviços públicos, segundo a visão de seus principais atores.

 Programa*

14h00 – Recepção e Credenciamento

14h15 – Abertura e Considerações Iniciais pelo Moderador: Diógenes Del Bel, Diretor da Divisão de Saneamento Básico do Departamento de Infraestrutura da Fiesp (CONFIRA A  APRESENTAÇÃO AQUI)

14h30 – Eliminação e Recuperação dos Lixões

- José Eduardo Ismael Lutti, Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente – Abrampa

- Carlos Roberto Fernandes, Diretor Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes – Abetre (CONFIRA A  APRESENTAÇÃO AQUI)

- João Gianesi, Presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública – ABLP (CONFIRA A  APRESENTAÇÃO AQUI)

15h30 – Sustentabilidade Econômico-Financeira dos Serviços Públicos de Limpeza Urbana

 - Hamilton Bernardes Junior, Prefeito do Município de Pedreira – SP

- Marcio Matheus, Presidente do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo – Selur (CONFIRA  A  APRESENTAÇÃO AQUI)

- Carlos R. V. Silva Filho, Diretor Executivo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – Abrelpe (CONFIRA A  APRESENTAÇÃO AQUI)

- Tatiana Barreto Serra, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo

17h30 – Conclusões e Encerramento 

 

*programa sujeito a alteração.

Localização

Edifício-sede da FIESP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP