imagem google

SIMPÓSIO DE BIOECONOMIA AMAZÔNIA E AGRICULTURA SUSTENTÁVEIS


A Bioeconomia faz parte do movimento que busca uma nova relação com a Natureza e com a vida. Mais do que simplesmente fornecedora de insumos, a Natureza é fonte essencial de conhecimento, inspirando processos, produtos e serviços de elevado valor com amplo impacto positivo.

Venha discutir com especialistas visões, desafios e oportunidades do Brasil para o mundo. Participe!

PROGRAMAÇÃO* 

08h00 – Recepção 

08h30 – Abertura

09h00 – Painel 1 – Tecnologias para produtividade agrícola disruptiva

Neste painel será apresentado um contexto do potencial do Brasil para expandir a produção de alimentos e energias de forma sustentável. Veremos também o estado da arte da pesquisa agropecuária aplicada no Brasil e a sua relação com diversos setores da indústria nacional e internacional.

  • Fronteira tecnológica da evolução agrícola sustentável – Dr. Professor Roberto Rodriguez – Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP, Presidente do Conselho do Agronegócio da FIESP e da Academia Nacional de Agricultura.
  • Agro Brasileiro e desafios da expansão sustentável – Rodrigo C A Lima, Diretor geral da Agroícone.
  • Uma nova Biocivilização é possível? -– João José Passini – Consultor do Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional.
  • Produtividade agrícola inspirada em ecossistemas biológicos – Ricardo Rodrigues Mastroti – Mestre em Biomimética. Sócio da Bemtevi, Investimento

MODERADOR: Wilson Nobre –  Conselheiro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade – CONIC da FIESP e Professor da FGV-EAESP.

10h10 – Painel 2 – Amazônia: florescendo seu maior potencial para a humanidade     

Neste painel serão apresentados quatro casos de desenvolvimento da região a partir dos ativos Amazônicos, em termos de insumos naturais, inteligência embarcada nos processos da Natureza e serviços ecossistêmicos de importância para o Brasil e o mundo.

  • Cultivo de Castanheira na Amazônia: reconstrução bioeconômica – Ana Luiza Vergueiro – Sócia-proprietária da empresa ECONUT.
  • Caso do Açaí: Criação e captura de valor com impacto positivo – Guilherme Moraes – Diretor Financeiro, Sambazon.
  • Projeto Amazônia: Formação de cadeia de valor com Inovação na floresta – Ronaldo Freitas – Gerente de Sustentabilidade de Desenvolvimento Local da Amazônia da Natura.
  • A biodiversidade amazônica inspirando o design – Alessandra Araújo – Mestre em Biomimética, Diretora Sócia na GCP Arquitetura & Urbanismo.

MODERADOR: Roberto Aloísio Paranhos do Rio Branco, Vice-Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade – CONIC da FIESP e Presidente da Câmara de Comercio Brasil-Índia.

11h20 – Painel 3 –  Casos exemplares: Empreendedorismo tecnológico para o agronegócio

Neste painel participarão startups e profissionais que têm foco no impacto positivo e no aumento radical da produtividade. Veremos exemplos de tecnologias voltados para alavancar a produtividade agrícola e a sistematização de processos em rede para ecossistemas empreendedores.

  • Redes vivas na autogestão de pessoas e processos – Ana Carolina Freitas – Co-fundadora do Biomimicry Brasil Network – CEO do Napkintalk.
  • Solos saudáveis inspirados em sistemas vivos – Giane Brocco – Fundadora do Biomimcry Brasil- Diretora Executiva da Mercobor.
  • Nowcasting, tempo e clima para a agricultura” – Takao Miyata – CEO Oráculo Meteorologia – (acelerada da Startup Farm e Worth a Million).
  • Produtividade com foco no meio ambiente aquático Daniel Ruffato – Diretor Executivo da Salt Ambiental (acelerada CIETEC).
  • Fertilizantes nitrogenados formulados com biocarvão – Aline Peregrina Puga – Pós-doutoranda da EMBRAPA Meio Ambiente e Parceira da Carbosolo (acelerada CIETEC).
  • Biotecnologia aplicada ao agro – Rafael Vicente de Pádua Ferreira – Diretor Executivo da Itatijuca Biotech.

MODERADOR: Eduardo Giacomazzi, Diretor Titular Adjunto do ComSaude – Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia – FIESP

12h30 – Almoço livre

14h00 – Painel 4 –  Biomimética: a ciência que captura a genialidade da vida.

Painel de Casos da Biomimética aplicados aos mais diversos âmbitos, provocando um campo positivo dando início a oficina.

  • Ana Carolina Freitas – Co-fundadora do Biomimicry Brasil Network – CEO do Napkintalk.
  • Alessandra Araújo Alessandra Araújo – Mestre em Biomimética, Diretora Sócia na GCP Arquitetura & Urbanismo.
  • Giane Brocco – Fundadora do Biomimcry Brasil- Diretora Executiva da Mercobor.
  • Ricardo Rodrigues Mastroti – Mestre em Biomimética. Sócio da Bemtevi, Investimento social

14h30 –  Oficina –  Captura de oportunidades e cocriação de visões e possíveis ações 

Inspirados pelas palestras e pelos casos da biomimetica, os participantes serão convidados a cocriar soluções para estimular ações concretas na direção de futuros desejáveis, que enfrentem os desafios e capturem as oportunidades de nossa época.

16h30 Encerramento

 *programação sujeita a alteração.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1539671427

Localização

Prédio da FIESP - Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP