imagem google

Seminário: CRISE – Acessar Novos Mercados com Qualificação Técnica de Produtos faz toda a diferença.


Horário: 8h30 às 12h00
Evento Gratuito – Vagas limitadas

 Imagem relacionada a matéria - Id: 1544594423

OBJETIVO:

                      Apresentar, principalmente às micro, pequenas e médias empresas, a balança comercial Brasil – Estados Unidos (principais produtos importados e exportados), como a Câmara Americana de Comércio (Amcham) pode auxiliá-las no processo de inserção, o conhecimento do mercado americano e a importância de traçar uma estratégia para adentrar nesse mercado. A Câmara  de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha apresentará o seu trabalho de aproximação dos potenciais fornecedores brasileiros com as indústrias alemãs sediadas no País, além de outras formas de apoio às MPME´s.

O IPT abordará o apoio tecnológico a esse universo de empresas, mediante o Programa de apoio tecnológico às MPMEs, que conta com ações tecnológicas de atuação nas empresas para solução de problemas reais e específicos, objetivando, a partir de diagnósticos individuais, adequar produtos para o mercado interno e externo em atendimento às exigências técnicas internacionais, melhorar processo e gestão, além de apoio nos aspectos de produção mais limpa.


PROGRAMAÇÃO:

  • 8h30 – Inscrição e café de boas vinda
  • 9h00 – Abertura: IPT, Fiesp, SDECTI
  • 9h20 – A importância do conhecimento de mercado para elaboração de estratégia de internacionalização
    Luciana Henrique Gonçalves  – Coordenadora de Inteligência Comercial da Câmara Americana de Comércio
  • 9h50 – Como a Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha pode impulsionar as MPMEs brasileiras
    Bruno Vath Zarpellon – Diretor de Inovação e Tecnologia
    Sayonara Reis Azevedo – Coordenadora de Assuntos Associativos
  • 10h20 – Ferramentas tecnológicas do IPT para adequação de produtos para superar exigências técnicas dos mercados
    Mari Tomita Katayama – Diretora do Núcleo de Apoio Tecnológico às MPES
  • 10h50 – Ferramentas tecnológicas do IPT para melhorar a produtividade e competitividade das empresas
    Vicente Mazzarella – Coordenador do PRUMO – Projeto Unidades Móveis
  • 11h20 – Depoimento(s) de empresário(s)

PALESTRANTES:

Luciana Henrique Gonçalves – Graduada em Relações Internacionais pela PUC-SP e pós-graduada em Comércio Internacional pela FIA. Trabalha na Câmara Americana desde 2010, no departamento de Comércio Exterior, sendo responsável pela área de Inteligência Comercial, auxiliando empresas a iniciarem seus processos de internacionalização para os EUA e América Latina. Além de desenvolver missões de benchmarking, auxilia empresas brasileiras a se capacitarem e ampliarem suas redes de networking.

Bruno Vath Zarpellon Formado em Direito pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e pós graduando em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas. Já passou por diversas áreas da Câmara Brasil-Alemanha, coordenando o Programa de Trainees Mercosul e sendo responsável pela reativação do Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha e pelo projeto Atletas do Futuro – Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha. Atualmente é Diretor do Departamento de Inovação e Tecnologia.

Sayonara Reis Azevedo – Graduada em Relações Internacionais pela UNESP (Universidade Estadual Paulista). Trabalha na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, no Departamento de Assuntos Associativos, e é responsável por coordenar a equipe que busca empresas com potencial para se desenvolverem a partir da plataforma oferecida pela Câmara Alemã.

Mari Tomita Katayama – Coordena a Rede Paulista de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do governo federal, e também o Programa de Apoio Tecnologico à Micro, Pequena e Média Empresa, do governo estadual. Responde atualmente pelo Núcleo de Apoio Tecnológico à Micro e Pequena Empresa, que  em  o  objetivo de  melhorar a competitividade dessas empresas no  mercado  globalizado.

Vicente Mazzarella –  Coordena o Projeto Unidades Móveis (Prumo), constituído de veículos dotados de equipamentos de laboratório portáteis,  operados  por especialistas que  vão às empresas para solucionar problemas tecnológicos de processo e produto. Participou dos Comitês de Trabalho “Tecnologia e Inovação” e “Comércio Exterior e Integração Internacional” do Fórum de Competitividade das micro e  pequenas empresas do Ministério de Desenvolvimento do Comércio Exterior.



Imagem relacionada a matéria - Id: 1544594423


 Realização:
Imagem relacionada a matéria - Id: 1544594423



Informações:
FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
DEMPI – Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria
Telefones: (11) 3549-4267/4446/4232
E-mail: cursos@fiesp.org.br – www.fiesp.org.br

Localização

IPT - - Auditório Bionano - prédio 50 - Av. Prof. Almeida Prado 532 – Cidade Universitária - São Paulo, SP (entrada do IPT em frente a uma praça com estátua equestre de Ramos de Azevedo)