Seminário: I Simpósio Nacional de Eficiência Energética e Sustentabilidade para Conservação de Alimentos

Objetivo: O Seminário tem por objetivo mostrar que tanto a Eficiência Energética quanto a Sustentabilidade são fundamentais para a boa prática na conservação de alimentos. Desde a sua colheita / abate / ordenha até a disponibilidade para consumo, passando por todos  os processos industriais. Mais do que a escolha certa,  a adoção destas competências tanto na área supermercadista quanto em locais de alimentação fora do lar tornou-se caminho sem volta: atualmente são transversais na redução de custos e na preservação do meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO

8h00 – Recepção

9h10 – Abertura

• José Rogelio Medela – Sigmaterm e Diretor Titular Adjunto do DMA/Fiesp

• Nelson Pereira dos Reis – Vice-presidente e Diretor Titular do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp e do Ciesp

09h30 – “A importância da Eficiência Energética e Sustentabilidade na Conservação dos Alimentos”, Rodolfo Pinheiro da Silva, engenheiro e professor Escola Senai “Jorge Mahfuz”

10h15 – Tendências para Conservação de Alimentos com Qualidade e Redução de Custos – Panorama Europeu e Americano.
Por Sandra Mian, Consultora – Doutora em engenharia de Alimentos, especialista na conservação de alimentos no que diz respeito à tecnologia do frio, autora de estudos sobre tendências mundiais (Canadá, Europa, Brasil). Há mais de 20 anos estudando mercados internacionais. Via Skype – Canadá.

11h00 – Case Supermercados

12h00 às 13h00 Almoço livre

13h30: Recepção período tarde

14h00 – “Automação em Supermercados: investimento que gera economia”
Felipe Assumpção – Engenheiro da Full Galge Control – empresa nacional, fabricante de sistemas de automação votados para a refrigeração comercial, que controlam umidade, temperatura, eficiência do motor entre outros parâmetros, que minimizam custos com a energia elétrica e manutenção.

14h45 – Como Gerenciar a Energia na Conservação de Alimentos
Por Alexander Dabkiewicz, gerente da ACS,mostrará que é possível gerenciar o consumo de energia em processos e sistemas, que entre outros benefícios, gera redução nos custos de energia elétrica.

15h30 – Coffe Break

15h50 –Retorno

16h00 – Case Supermercados D’avó

16h45 – Case Supermercados

17h00– Encerramento primeiro dia

08-03-17 –  INSCREVA-SE

 

Programação – dia 22 de março

8h00 – Recepção

9h00 – Abertura

9h30 – “Novos Refrigerantes – Soluções Sustentáveis”

Engº Paulo Napoli Lopes – Arkema – multinacional francesa da área química, especializada em fluidos refrigerantes – tendências mundiais – Protocolos de Kyoto e Montreal e Acordo de Kigali.

10h15 – “Soluções para lojas inteligentes: frio alimentar, ar condicionado e iluminação sob controle” , engenheiro Alex Pagiato, Danfoss – multinacional dinamarquesa, que desenvolve soluções para obtenção de eficiência energética também na área de conservação de alimentos.

11h00 – Tendências para  Conservação de  Alimentos com Qualidade e Redução de Custos – Panorama Europeu e Americano.

Por Sandra Mian, Consultora – Doutora em engenharia de Alimentos, especialista na conservação de alimentos no que diz respeito à tecnologia do frio, autora de estudos sobre tendências mundiais (Canadá, Europa, Brasil). Há mais de 20 anos estudando mercados internacionais. Via Skype – Canadá.

12h00 às 13h30 almoço livre

13h30– Recepção período da Tarde

14h00 – “Alto Rendimento em Sistemas de Refrigeração”
Por Rafael Lopes, engenheiro da alemã ebm- papst

14h45 – “A importância do Sistema de Isolamento Térmico em Instalações de Refrigeração” – Por Antônio Borsatti, engenheiro Armacell do Brasil

-15h30 – Coffe Break

15h50 –Retorno

16h00 – Logística Reversa por uma Indústria Sustentável

Por Luiz Ricardo Berezwoski – gerente Nat.Genius, uma área da Embraco que cuida da Economia Circular – modelo que repensa as atuais práticas econômicas como um sistema regenerativo; no qual todos os materiais podem ser reaproveitados em outros processos industriais, gerando novos produtos e evitando assim o desperdício e reduzindo o consumo de matérias-primas e o envio de resíduos a aterros.

16h45 – “Soluções Sustentáveis e Eficientes  Integradas no Frio Alimentar”

Por Sidney Mourão – Perfil Refrigeração & Ar Condicionado,  empresa nacional , que desenvolve tecnologia para as referidas competências.

17h 35 – “Energia e Sustentabilidade, também uma Questão Tributária”

Por Ronaldo Stange e Renan Gallinari, advogados, especialistas em questões tributárias e análises de contas de energia.

18h10 – Encerramento

Entrega Certificado

22-03-17   INSCREVA-SE

 

 

Localização

Av Paulista, 1313