Restrições norte-americanas às importações: desafios e oportunidades para o Brasil
Sob o amparo de diretrizes presidenciais, os Estados Unidos adotaram, recentemente, um conjunto de medidas relacionadas à restrição de suas importações. Motivadas por imperativos de segurança nacional (Section 232) e de proteção dos direitos de propriedade intelectual de empresas norte-americanas (Section 301), tais iniciativas materializaram-se por meio de sobretaxas e de restrições quantitativas aplicáveis à compra de produtos estrangeiros, afetando as exportações de um conjunto de países (incluindo o Brasil).
Nesse contexto, o evento visa ampliar o entendimento sobre os impactos das medidas norte-americanas sobre as exportações brasileiras, a partir de uma discussão acerca das oportunidades e dos desafios oferecidos.
PROGRAMAÇÃO
ABERTURA (14h00 – 14h20)
Thomaz Zanotto – Diretor Titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DEREX) da FIESP.
PAINEL (14h20 – 16h00)
Moderador: Mario Marconini – Diretor de Política Comercial do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DEREX) da FIESP.
- Adriano Macedo Ramos – Diretor do Departamento de Defesa Comercial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (DECOM/MDIC).
- Rodrigo de Macedo Pinto – Chefe Substituto da Divisão de Defesa Comercial e Salvaguardas do Ministério das Relações Exteriores (DDF/MRE).
- José Luiz Miranda Simonelli – Diretor Regional Titular do Departamento de Ação Regional (DEPAR) da FIESP.
DEBATE (16h00 – 16h50)
ENCERRAMENTO (16h50-17h00)
Localização
Av Paulista, 1313 - Prédio Fiesp