imagem google

Restrições norte-americanas às importações: desafios e oportunidades para o Brasil


Sob o amparo de diretrizes presidenciais, os Estados Unidos adotaram, recentemente, um conjunto de medidas relacionadas à restrição de suas importações. Motivadas por imperativos de segurança nacional (Section 232) e de proteção dos direitos de propriedade intelectual de empresas norte-americanas (Section 301), tais iniciativas materializaram-se por meio de sobretaxas e de restrições quantitativas aplicáveis à compra de produtos estrangeiros, afetando as exportações de um conjunto de países (incluindo o Brasil).

Nesse contexto, o evento visa  ampliar o entendimento sobre os impactos das medidas norte-americanas sobre as exportações brasileiras, a partir de uma discussão acerca das oportunidades e dos desafios oferecidos.


PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

 

ABERTURA (14h00 – 14h20)

Thomaz Zanotto – Diretor Titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DEREX) da FIESP.


PAINEL (14h20 – 16h00)

Moderador: Mario Marconini – Diretor de Política Comercial do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (DEREX) da FIESP.

  • Adriano Macedo Ramos – Diretor do Departamento de Defesa Comercial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (DECOM/MDIC).
  • Rodrigo de Macedo Pinto – Chefe Substituto da Divisão de Defesa Comercial e Salvaguardas do Ministério das Relações Exteriores (DDF/MRE).
  • Representante da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-CAMEX) (a confirmar).
  • José Luiz Miranda Simonelli – Diretor Regional Titular do Departamento de Ação Regional (DEPAR) da FIESP.

DEBATE (16h00 – 16h50)

 

ENCERRAMENTO (16h50-17h00)

 

Localização

Av Paulista, 1313 - Prédio Fiesp