imagem google

Colaboração para Inovação – Desafios e Oportunidades para Pequenas e Médias Empresas


Horário: 9h às 11h
Evento Gratuito – Vagas limitadas

Imagem relacionada a matéria - Id: 1539779604

Avanços tecnológicos frequentes, mudanças nas preferências dos consumidores e a busca por sustentabilidade estão mudando o ambiente competitivo atual. Essas tendências forçam as empresas a lançar produtos e serviços mais inovadores com maior rapidez e frequência para se manterem à frente da concorrência. Esses desafios se tornam ainda maiores no caso das micro e pequenas empresas, que em muitos casos, possuem acesso limitado a recursos fundamentais para a inovação, tais como capital e acesso a mercados. O uso de uma rede de parceiros para desenvolver em conjunto atividades de inovação torna-se uma alternativa viável e interessante para lidar com esses desafios. Cada vez mais empresas de diferentes portes e interesses de atuação estão se unindo para compartilhar seus recursos e desenvolver colaborativamente produtos e serviços inovadores. É crescente também o uso de novas tecnologias e mídias sociais para envolver consumidores em redes de inovação e capturar novas tendências e demandas. Dado esse contexto, essa palestra explora como práticas colaborativas de inovação podem ser usadas por micro e pequenas empresas para vencer os desafios apresentados.

Objetivos:

  • Entender como práticas de inovação colaborativa podem auxiliar micro e pequenas empresas a inovar mais;
  • Discutir formas de buscar parceiros para inovação;
  • Avaliar os desafios de se colaborar com grandes empresas em processos de inovação;
  • Criar um ambiente para as pessoas se conhecerem e ampliarem sua rede de contatos, uma vez que esses podem se tornar futuros parceiros.
  • Como práticas colaborativas de inovação podem ser usadas por micro e pequenas empresas para vencer os desafios
  •  

Palestrante: Profª Juliana Bonomi Santos de Campos

PhD em Management Science pela Lancaster University Management School (2013) e professora do programa de pós-graduação em administração do Centro Universitário FEI. Mestre pela Fundação Getúlio Vargas – SP (2008), aprovada com distinção pela banca avaliadora. Vencedora dos prêmios Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research em 2013 na categoria de gestão de operações, Kingsman de melhor tese do departamento de Management Science (LUMS) e Belmiro Siqueira do Conselho Federal de Administração de melhor dissertação de mestrado do Brasil em Administração. Sua principal área de atuação e conhecimento é a gestão de serviços industriais intensivos em conhecimento e serviços industriais, com foco na colaboração entre empresas para a inovação. Autora de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais de alto impacto, consultora em gestão de operação e pesquisadora do Centro de Excelência em Logística e Cadeias de Abastecimento da Fundação Getúlio Vargas – SP. Antes de se dedicar à academia, atuou como profissional de Operações e Supply Chain Management na Unilever e no Itaú-Unibanco




inscreva-se

Realização:
Imagem relacionada a matéria - Id: 1539779604 






Informações:
FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
DEMPI – Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria
Telefones: (11) 3549-4446/ 4232/ 4654
E-mail: cursos@fiesp.com.br

Localização

Auditório Principal do Centro Universitário FEI – CAMPUS SÃO PAULO - Rua Tamandaré, 688 – Liberdade - São Paulo/SP