imagem google

Capacitação – Sistema de Normas Nacionais e Internacionais para o Setor de Alimentos e Bebidas


CAPACITAÇÃO

SISTEMA DE NORMAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA O SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS

 29 de março de 2017, das 09h00 às 18h00

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), junto à Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza a capacitação “Sistema de Normas Nacionais e Internacionais para o Setor de Alimentos e Bebidas”.

 Objetivo

Apresentar conhecimentos gerais sobre os requisitos técnicos de exportação do setor de alimentos e bebidas, com vistas à inserção de pequenas e médias empresas no mercado nacional e internacional.

 Conteúdo Programático

a)     Alinhamento de Conceitos e Definições;

b)    Informações sobre o Codex Alimentarius;

c)     Noções do comércio internacional de alimentos;

d)    Noções sobre os requisitos técnicos para a exportação de alimentos para os mercados Norte Americano e Europeu, incluindo aspectos de Food Defense;

e)     Aspectos gerais sobre rotulagem para o mercado internacional (Norte Americano e Europeu).

f)     Certificações de qualidade e segurança de alimentos que impactam para a exportação de alimentos;

Metodologia de trabalho

A capacitação será realizada por instrutor qualificado, com exposição teórica dos conteúdos e aplicação de exercícios e dinâmicas, com vistas a exploração de situações reais da indústria de alimentos e bebidas.

Benefícios Propostos

Noções sobre normas nacionais e internacionais de qualidade e segurança de alimentos, bem como conhecimentos gerais sobre os requisitos técnicos de exportação de alimentos com vistas a ampliação de negócios.

Investimento

A Fiesp arcará com os custos de participação do representante de sua empresa, de forma a incentivar e promover as exportações brasileiras.

Professor

Mariana Lenzi Nodari

Engenheira de Alimentos graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É consultora, auditora e multiplicadora do Programa Alimentos Seguros (PAS) – Setor Indústria. Atua há mais de 10 anos em implantação de Sistemas de Gestão de Qualidade e de Segurança de Alimentos, em indústrias de diferentes segmentos e portes. Atualmente, integra a equipe do Instituto SENAI/SC de Tecnologia em Alimentos e Bebida como consultora especialista em segurança de alimentos, com implantação de normas nacionais e internacionais e de requisitos para exportação de alimentos e bebidas para os mercados norte-americano e europeu. Além disso, atua como consultora no programa nacional “Brasil + Produtivo”, com implantação das ferramentas do Lean Manufacturing em indústrias do segmento de alimentos e bebidas.


Ressaltamos que o evento possui vagas limitadas e, portanto, restringimos a participação de um representante por empresa (CNPJ). 

Mais informações nos telefones (11) 3549-4616/4666 ou no e-mail cin@fiesp.com.br.


Área de Relações Exteriores, Promoção Comercial e de Investimentos

Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior

Localização

Av. Paulista, 1313