Atlantic Dialogues 2017 – “África no Atlântico: Momento para Ação”

O OCP Policy Center, entidade marroquina voltada à formulação e consolidação de políticas públicas para as áreas de Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico e Social, Economia e Finanças, Geopolítica e Relações Internacionais, realizará, entre 13 e 15 de dezembro de 2017, a 6ª edição da Conferência “Atlantic Dialogues“. O evento, cujo tema será “África no Atlântico: Momento para Ação”, ocorrerá no Hotel La Mamounia, em Marrakech, Marrocos.

Lançado em 2012 por seus parceiros fundadores, o German Marshall Fund dos Estados Unidos e o OCP Policy Center de Marrocos, o Atlantic Dialogues tornou-se um evento de referência para tomadores de decisão discutirem assuntos inter-regionais e desafios políticos comuns que moldam o futuro dos quatro continentes ao redor da Bacia Atlântica. Essa iniciativa ressalta a crescente importância da África e da América Latina como atores no espaço Atlântico e promove uma abordagem mais compreensiva das relações transatlânticas, dando especial atenção às relações Norte-Sul e Sul-Sul.

O Atlantic Dialogues propicia uma série de discussões referentes ao desenvolvimento social e econômico de países que costeiam o Oceano Atlântico, assim como sobre desafios de políticas internacionais e segurança em uma região em transição. A edição deste ano acontecerá em um momento no qual o mundo enfrenta desafios como o questionamento da globalização, o desemprego persistente, as pressões migratórias e a persistência do terrorismo. Contudo, contrariamente a esse pano de fundo, há também diversas oportunidades para desenvolver iniciativas de cooperação multilateral, como a revolução energética, a revolução digital e inovações na agricultura, infraestrutura e governança.

Nesse sentido, a Conferência de 2017 promoverá o debate acerca dos assuntos de interesse dos países do Atlântico, tais como: segurança transatlântica, segurança alimentar, desenvolvimento industrial, econômico e social, energias renováveis, infraestrutura, cadeias globais de valor, e educação.

Será realizado, paralelamente à Conferência Atlantic Dialogues, um Programa de Líderes Emergentes, cujo intuito será reunir jovens lideranças com ideias promissoras para enfrentar os desafios mencionados anteriormente. Esse evento ocorrerá entre os dias 11 e 15 de dezembro. As informações relativas ao Programa de Líderes Emergentes se encontram em http://www.ocppc.ma/events/conferences/call-applications-atlantic-dialogues-emerging-leaders-program-2017#.WdztsVtSzIU

Para mais informações acerca do evento principal, consulte http://www.atlanticdialogues.org/about-the-atlantic-dialogues/.

 

Área de Relações Exteriores, Promoção Comercial e de Investimentos

Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior

Federação das Indústrias do Estado de São Paulo