14º FÓRUM DE SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE DO SITIVESP

 

09h00 – ABERTURA

Antonio Carlos de Oliveira – Presidente Executivo do SITIVESP

 

09H30 – Áreas classificadas – Manipulação de inflamáveis: Como resolver os problemas das NR-10 e NR 20 de maneira revolucionária

Palestrante: Nelson M. Lopez

Especialista em áreas classificadas, com mais de 50 anos de experiência em prevenção de explosões. Diretor Geral da Project-Explo, empresa de consultoria especializada em Áreas Classificadas. Presidente da Associação Brasileira para Prevenção de Explosões. Membro do Conselho de Certificação de Especialistas para áreas classificadas da ABENDI.

 

10H30 – Coffee Break

 

10h45 – Desafios e oportunidades para a gestão de resíduos rumo à economia circular

Palestrante: Carlos Silva Filho

Advogado, pós graduado em Direito Administrativo e Econômico pela Universidade Mackenzie e especialista em Direito dos Resíduos; Diretor Presidente da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais; Vice Presidente da ISWA – International Solid Waste Association (Associação Internacional de Resíduos Sólidos);- Coordenador da Secretaria Subregional da IPLA – Parceria Internacional para expansão dos serviços de gestão de resíduos junto a Autoridades Locais, coordenada pela ONU – UNCRD; Autor do livro “Resíduos Sólidos: o que diz a lei”, além de outras publicações e artigos sobre gestão de resíduos; Conferencista convidado em eventos nacionais e internacionais.

 

11h45 – Almoço Livre

 

13h15 – Produtos controlados pela Policia Federal no transporte de produtos perigosos

Palestrante: Paulo de Tarso Martins Gomes

Engenheiro Mecânico formado na Escola de Engenharia da UFRJ, com experiência em transporte e logística de produtos perigosos. Experiência profissional na Petrobras/ Reduc, Foster Wheeler (Projetos), Grupo Ultra (Ultracargo). Ocupa atualmente a Presidência da ABTLP – Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos. Tem atuado em órgãos públicos e entidades técnicas e setoriais como: ANTT, ANTAQ, IBAMA, CETESB, Secretaria dos Transportes São Paulo, ABNT, ABIQUIM, ASSOCIQUIM, NTC & LOGÍSTICA, SETCESP, GPT Dutra etc.

 

14h15 – Coffee Break

 

14h30 – Atuação do Corpo de Bombeiros em incêndio em terminal petroquímico

Palestrante: Coronel PM Cassio Roberto Armani

Oficial do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, tendo iniciado a carreira em 1982, e contando com mais de 25 anos de experiência nos serviços de bombeiros. É engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho e Mestre em Habitação (IPT). É especializado em Prevenção de Incêndio e em Comando e Controle Operacional (The Fire Sevice College -UK), e em Resposta a Emergências Químicas (TEEX – EUA).
Durante a carreira desempenhou diversas atividades operacionais (Capital e Interior), além de ter atuado na área de prevenção de incêndio.
Desde 2003 tem colaborado como membro em comissão de estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e após a participação em dois grandes incêndios em armazenamentos de líquidos inflamáveis e de produtos perigosos no litoral paulista, passou a integrar grupo de trabalho do CREA/SP. Tem proferido palestras sobre o tema em diversos locais do Brasil.
Atualmente é o subcomandante do Corpo de Bombeiros da PMESP.

 

Informações e inscrições

 

SÓCIOS APOIADORES DO SITIVESP

 

 

 


Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo
Av. Paulista, 1313 – 9º andar – cj. 903 – São Paulo – SP
Fone: (11) 3262-4566 – Fax: (11) 3289-5780 – Email: sitivesp@sitivesp.org.br
Todos os direitos reservados