| |
|
|
Projeto ViraVida estará em todo Brasil até o final de 2012
Hoje o programa está em 13 estados, abrangendo 16 cidades, com o atendimento
de mais de 1,8 mil jovens que foram vítimas de abuso e exploração sexual
O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), coordenador geral do Fórum Nacional do Sistema S e idealizador do Projeto ViraVida, Jair Meneguelli, informou nesta segunda-feira (21), em palestra sobre a campanha Carinho de Verdade, durante a 5ª Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, que no prazo de um ano a tecnologia social do programa estará empregada em todos os estados.
O ViraVida consiste em formar profissionalmente, dando toda uma assistência psicológica de recuperação à autoestima, jovens e adolescentes entre 16 e 21 anos que foram vítimas de exploração sexual. O projeto piloto nasceu em Fortaleza, no ano de 2008. Ainda em 2009, a tecnologia social criada já havia sido transferida para os estados de Pernambuco, Natal e Pará. Hoje, presente em 12 estados e no Distrito Federal, o projeto carrega consigo a credibilidade de garantir trabalho a 70% dos assistidos.
Queremos chegar a 100% e ampliar o número de estados, atingindo todo o país e, consequentemente, aumentando muito o número de jovens assistidos. O projeto é do Sesi, o sistema S banca e coordena. A participação do público privado seria somente o de viabilizar as vagas, explicou Meneguelli.
Formação e inserção profissional
Na prática, o Projeto ViraVida busca elevar a autoestima dos jovens revelando seu potencial por meio da formação profissional e inserção no mercado de trabalho, para que eles descubram a própria virtude e conquistem a própria autonomia profissional.
Para conscientizar os empresários da importância social do programa, foi lançada recentemente no Rio de Janeiro a campanha Carinho de Verdade. O foco é o fortalecimento da exposição de iniciativas realizadas por organizações da sociedade civil no combate ao abuso e violência sexual contra meninos e menina, além de escancarar a importância dos serviços públicos de denúncia, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. Estas ações buscam contribuir para o fortalecimento da rede de proteção dos jovens, desenvolvendo uma espécie de compromisso social contra a exploração sexual no Brasil.
A campanha Carinho de Verdade iniciativa do Conselho Nacional do Sesi de sensibilização contra a exploração sexual infanto-juvenil objetiva desenvolver ações que levem informação e estimulem o debate em diferentes grupos da população, utilizando como instrumento principal as redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter etc.).
A prática consiste em colaborar a edificação de uma sociedade mais preocupada em enfraquecer a apatia e a tolerância da exploração sexual de crianças e adolescentes. É um trabalho de educação social com a finalidade de arquitetar uma nova cultura no povo brasileiro, tendo a conscientização da gravidade do problema como propósito maior.
Com a palestra desta segunda-feira, a ideia de Meneguelli é aproximar as empresas dos jovens assistidos ainda durante o período de formação profissional. Quando as empresas demandarem o perfil do profissional que precisam, ficará mais fácil garantirmos o futuro destes jovens no mercado de trabalho. Precisamos de parceiros para garantir a empregabilidade dessas pessoas, concluiu.
Rodrigo Marinheiro, Agência Indusnet Fiesp
LEIA MAIS
Empresa que investe no desenvolvimento social sabe seu valor para o negócio, diz Belfort
Apesar de estudar dois anos a mais, mulher ainda ganha menos que homem, diz Marta Suplicy
Pesquisa da Fiesp revela que 73% das empresas investem em educação
Gerente da Petrobras afirma que estatal está preparada para "um eventual acidente"
Música e dança dão o tom à 5ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental Fiesp
São Paulo se destaca em sustentabilidade, segundo pesquisa internacional
| |
|