| |
|
|
Secretário-adjunto de Energia do Estado alerta para alta dependência do bagaço de cana
Apesar de matriz energética limpa, Ricardo Achilles pontua desafios a serem superados
|

Secretário-adjunto de Energia, Ricardo Achilles, durante reunião do Cosema da Fiesp
|
A geração de energia e questões relativas ao meio ambiente foram temas tratados pelo secretário-adjunto de Energia do Estado de São Paulo, o engenheiro Ricardo Achilles, ao participar da reunião mensal do Conselho Superior de Meio Ambiente (Cosema) da Fiesp, nesta terça-feira (26).
No governo Geraldo Alckmin, a Pasta foi reestruturada e ganhou três subsecretarias: energia elétrica; petróleo, gás e mineração; e energias renováveis. Esses pilares revelam a preocupação com a utilização eficiente do gás, que será obtido em grande escala via litoral, e a elevada dependência do bagaço de cana, pois, apesar de configurar uma boa saída energética, requer muita gestão e planejamento, de acordo com Achiles.
Segundo ele, São Paulo importa de outros estados 47% de sua energia consumida, apesar de ser grande produtor de energia, especialmente renovável. Enquanto no mundo as fontes renováveis de energia representam aproximadamente 13%, no Brasil este índice sobe para 45,9% e, em São Paulo, bate nos 54,7%, conforme indicou.
Achilles indicou alguns pontos de atenção. Entre eles, o atendimento ao Plano Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e a necessidade de garantir a qualidade e confiabilidade dos serviços de distribuição de energia elétrica, que registra apagões frequentes, especialmente na região metropolitana. O sistema é antigo, mas vem recebendo os recursos necessários, afirmou.
Para o futuro, outro desafio a ser superado. Ao lembrar que a matriz energética do estado é basicamente hidráulica, o secretário-adjunto disse que será preciso expandir a potência instalada dos atuais 100 gigawatts para 160, nos próximos dez anos. Isso nos preocupa bastante, avaliou.
Eficiência Energética e Fontes Renováveis e Segurança do abastecimento de biocombustíveis no mercado interno serão temas em debate no 12º Encontro Internacional de Energia da Fiesp, que acontece nos dias 15 e 16 de agosto. Saiba mais.
Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp
LEIA MAIS
Aproveitamento energético a partir dos resíduos sólidos é discutido na Fiesp
Brasil mostra seu protagonismo na questão ambiental
Investimento em usinas eólicas, no Brasil, deve crescer nos próximos anos
| |
|