INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Economia
São Paulo - 09/06/2011


Fiesp discutirá agenda para o câmbio com governo e especialistas

Fórum vai alinhar propostas para reverter distorção cambial e devolver a competitividade ao setor produtivo

A Fiesp reunirá, nesta sexta-feira (10), especialistas e representantes do governo para aprofundar o debate em torno da questão cambial. O objetivo é levantar propostas para a construção de uma agenda para o câmbio, e colocar em discussão as medidas que vêm sendo adotadas pelo governo para conter a valorização da moeda nacional em relação ao dólar.

Segundo a Fiesp, a sobrevalorização do real associada à subvalorização artificial do yuan (moeda chinesa) leva a uma distorção de 40% no câmbio. Estudo recente da federação apontou que a produção importada entra no Brasil a uma taxa acelerada e tem absorvido dois terços do aumento do consumo brasileiro, ocupando o espaço da produção nacional.

A entidade defende a adoção de medidas urgentes para travar esse efeito. Organizado em três mesas-redondas, o fórum vai abordar assuntos pontuais, como a coordenação das políticas fiscal e monetária para redução da taxa de juros no médio prazo, a eficácia das medidas de controle de capitais, a atuação do governo no mercado de câmbio e a análise das medidas no mercado futuro e à vista.

Estão confirmados para participar do evento:

  • Márcio Holland, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda;
  • Marcos Chamon, economista do Departamento de Pesquisa Econômica do FMI;
  • Bernard Appy, diretor da BM&F Bovespa e ex-secretário de Política Econômica;
  • Luiz Awazu Pereira da Silva, diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro (Banco Central);
  • Waldir de Jesus Nobre, da Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

    Coordenam os trabalhos pela Fiesp os diretores Roberto Giannetti da Fonseca (Relações Internacionais e Comércio Exterior) e José Ricardo Roriz Coelho (Competitividade e Tecnologia).

    Serviço:
    Evento: Uma Agenda para o Câmbio
    Data/horário: 10 de junho, das 9h às 13h
    Local: Fiesp - Av. Paulista, 1313, Térreo Inferior


  • Mariana Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp