Universidades e indústrias se unem para promover gestão ambiental
Empresas e faculdades assinam protocolo de intenções voltado à produção limpa
A indústria ganhará, na próxima semana, jovens aliados para desenvolver alternativas de produção mais limpa. A iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) já resultou em parcerias entre ao menos 14 empresas e sete universidades, com o objetivo de integrar atividades de gestão ambiental.
Durante a XIII Semana Fiesp/Ciesp de Meio Ambiente, as instituições de ensino e empresários assinarão um documento formalizando esse trabalho conjunto, uma iniciativa inédita, segundo Eduardo San Martin, diretor da área de Meio Ambiente da Fiesp/Ciesp. É a primeira vez que isso vai acontecer no Brasil, que é a universidade caminhando junto com a indústria na busca de alternativas socioambientais, diz.
O documento Protocolo de Intenções, Fiesp, Universidades e Empresas é resultado de uma ação dos departamentos de Meio Ambiente (DMA) e de Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp. A aproximação de indústrias e universidades vem sendo estimulada pela entidade, desde 2009, com palestras sobre o tema Produção Mais Limpa em pelo menos 17 faculdades.
Beneficios para todos
O Protocolo de Intenções prevê um auxílio mútuo entre academia e setor produtivo. Empresas de grande e pequeno porte participam do projeto. As universidades auxiliam as empresas a identificar oportunidades de produção que resultam em ganhos ambientais e econômicos. Com isso as indústrias ganham novos projetos e solução de questões de seu interesse.
Por outro lado, o aluno universitário adquire experiência no mercado de trabalho e o cobiçado reconhecimento profissional, já que o documento propõe a divulgação das melhores práticas dos projetos e de seus participantes nas empresas.
As universidades que assinarão o Protocolo de Intenções durante a Semana de Meio Ambiente são: Universidade Anhembi Morumbi, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Faculdade Metropolitanas Unidas, Faculdades Rio Branco, Universidade Mackenzie, Universidade Santo Amaro e Universidade São Judas Tadeu.
Acompanhe a Semana do Meio Ambiente no Twitter!
Alice Assunção, Agência Indusnet Fiesp
LEIA MAIS
Mais de 40 empresas concorrem ao 17º Premio Fiesp de Mérito Ambiental
Melhorar a qualidade do ar depende de ações conjuntas, diz diretor da Fiesp/Ciesp
Áreas contaminadas serão novo desafio para as indústrias
São Paulo pode adotar padrão de qualidade do ar mais próximo à meta da OMS
|