| |
|
|
Estudo do Decomtec/Fiesp aborda guerra fiscal do ICMS na importação
Análise foi publicada em matéria do jornal Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira, 14
Diferentemente da Guerra Fiscal tradicional, que, apesar de também ilegal, transfere empregos de um estado brasileiro para outro, a Guerra do ICMS na importação transfere empregos do Brasil para o exterior, uma vez que os estados incentivam os importados em detrimento da indústria nacional.
Isso é o que aponta estudo realizado pelo Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec) da Fiesp. De acordo com o material, os benefícios garantidos por estes estados para os produtos importados custaram à economia 771 mil empregos e reduziram o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em R$ 18,7 bilhões. Este valor equivale ao PIB total de estados como Alagoas ou Sergipe, ou cidades como Campinas/SP, Fortaleza/CE ou Camaçari/BA.
Se não for resolvida, a Guerra Fiscal do ICMS na importação pode gerar ainda mais prejuízos para a economia nacional. Nos próximos cinco anos a economia pode deixar de gerar mais 859 mil empregos e uma nova Campinas poderá ser perdida em termos de expansão do PIB.
Confira a pesquisa completa aqui.
Para ler a matéria da Folha de S.Paulo sobre o estudo, clique aqui
Lucas Alves, Agência Indusnet Fiesp
| |
|