INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Sustentabilidade
São Paulo - 25/08/2010


Indústrias calçadistas de Birigui elevam qualidade de vida dos trabalhadores

Ações do Sesi-SP em conjunto com empresas locais previnem doenças e proporcionam bem-estar e saúde através de reeducação alimentar


Da esq. para a dir.: Tereza Watanabe, Silvia Helena Marchi, Milene Rodrigues e Samir Nakad

“Pensar e agir para o mundo que queremos. Compromisso com a vida”. Alinhada ao lema da 4ª edição da Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, a mesa-redonda Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida nas Indústrias, desta terça-feira (24), destacou ações relativas às condições de saúde do trabalhador.

Silvia Helena Marchi, diretora da Divisão de Saúde do Sesi-SP, iniciou explicando que a entidade oferece às empresas a realização de um inventário das condições de saúde de seus funcionários.

A partir de orientações individuais aos trabalhadores, uma série de avaliações sobre hábitos e estilo de vida, características sociodemográficas e diagnóstico de doenças bucais, elabora-se um relatório final para a empresa. Estas informações permitem aos industriários planejar seus investimentos em saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

Ações preventivas

“O Sesi tem essa responsabilidade [da promoção do bem-estar], mas sem a parceria dos empresários não seria possível a realização das ações preventivas de saúde e boas práticas”, reconheceu Marchi.

Em vez de dieta, hábitos alimentares com orientação nutricional. Unidades Móveis do Alimente-se Bem com palestras voltadas à hipertensão, obesidade, colesterol e diabetes.

Estas iniciativas interferem diretamente na produtividade, pois diminuem faltas ao trabalho por doenças causadas pela alimentação inadequada, como aponta o Diagnóstico do Hábito Alimentar e Estratégias de Ação, apresentado por Tereza Watanabe, diretora da Divisão de Alimentação do Sesi-SP.

Segurança e valorização

Representando o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Birigui, Milene Rodrigues afirmou que a parceria estabelecida em 2003 com o Sesi-SP e o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) trouxe resultados positivos. “Ações conjuntas comprometidas com a satisfação e a necessidade do trabalhador trazem seguridade; a pessoa sente-se valorizada”, analisou.

Rodrigues ainda listou outras realizações locais, como uma comissão de conciliação prévia entre os sindicatos e a implantação do programa Alimente-se Bem do Sesi-SP na sede do sindicato dos sapateiros, com o objetivo de melhorar as condições de saúde dos funcionários das indústrias calçadistas.

Segundo Samir Nakad, diretor regional do Depar da Fiesp e vice-presidente do Sinbi, as indústrias de calçados de Birigui surgiram sem aportes externos. São frutos do empreendimento local, da humildade e da união de seu povo.

"Como não possuem alta tecnologia na produção, demandam muita mão de obra. Daí a preocupação em melhorar as condições dos trabalhadores", analisou Nakad.

Edgar Marcel, Agência Indusnet Fiesp

LEIA MAIS

Tem início a 4ª Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental

"Brasil terá que se reconfigurar para se adaptar à idade da população"

Conciliar trabalho e família ainda é um problema da mulher

É possível envelhecer bem e de maneira saudável