INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Sustentabilidade
São Paulo - 17/08/2010


Ações efetivas na área de Educação promovem mudanças sociais

Empresas parceiras na aprendizagem mostram cases na 4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp

Na apresentação de cases sobre Educação que faz a diferença, a ser realizada na próxima terça-feira (24), presenças confirmadas da Intel e Microsoft. As empresas darão exemplos práticos de sua participação na agenda social do País, durante a realização da 4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp (24 a 26 de agosto).

A Microsoft aposta na construção de uma educação pública de qualidade, incentivando a formação de educadores com o apoio dos recursos do mundo digital por meio de seu projeto Parceiros na Aprendizagem.

Parceiros é uma iniciativa mundial da empresa e integra o programa Potencial Ilimitado, que desde 2003 já beneficiou mais de cinco milhões de brasileiros com investimentos superiores a R$ 114 milhões, segundo informações de Priscilla Cortezze, gerente geral de Imagem Corporativa e Cidadania da Microsoft, que apresentará esse case de sucesso.

Essa ação da Microsoft alcança 21 mil instituições e escolas da rede pública de ensino do País. Nos sete anos de existência do projeto, 441 mil gestores e professores foram treinados no uso da tecnologia e sua aplicação em sala de aula. No mesmo período, foram capacitados 335 mil alunos.

Em parceria com o Ministério do Trabalho e a ONG Oxigênio, promoveu-se a inclusão digital de 1,5 milhão de brasileiros e incentivou-se a criação de 1.300 novas empresas de base tecnológica, no Brasil, devido à doação de software, treinamento e consultoria em informática e negócios.

Ações responsáveis

A Intel, maior compradora de energia renovável nos Estados Unidos, em 2009 (fonte: Agência de Proteção Ambiental-EPA), investiu U$ 1 bilhão em ações sociais, mundialmente, somando três milhões de horas de voluntariado dos seus funcionários nos últimos 10 anos. Os projetos Intel Educar e Aprender serão apresentados na Mostra.

O Educar capacita professores na integração da tecnologia, em sala de aula, e na consequente melhora da aprendizagem dos alunos. Há dez anos o programa está certificando profissionais da rede pública com cursos presenciais e on-line. Em 2009, foram investidos R$ 850 mil no Brasil. Na América Latina, a meta é treinar um milhão de professores até o final deste ano.

Já o Aprender é um curso extracurricular, de educação não formal, destinado a centros comunitários e escolas, visando jovens e crianças com idade entre 10 e 18 anos, residentes em regiões com pouco acesso à tecnologia. No Brasil, em 2009, mais de 7 mil pessoas foram beneficiadas.

Serviço
4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp

Tema: Desastres climáticos, epidemias, pandemias, drogas e envelhecimento – Ação coordenada para a sustentabilidade global
Data: De 24 a 26 de agosto de 2010
Mesa-redonda "Educação que faz a diferença", no dia 24/8, das 14h às 15h30, nas salas 1110 e 1120, no 11º andar
Local: Sede da Fiesp, Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon)
Informações e inscrições gratuitas: http://www.fiesp.com.br/socioambiental

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

LEIA MAIS

Indústria alimentícia e saúde do consumidor merecem destaque na Mostra da Fiesp/Ciesp

Movelaria solidária terá destaque na 4ª Mostra de Responsabilidade Social da Fiesp/Ciesp

4ª Mostra de Responsabilidade da Fiesp/Ciesp recebe cases que refletem apoio da sociedade

Questões ambientais na 4ª Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp

Festival gastronômico de Ribeirão Pires promove inclusão social e geração de renda