INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Tendências
São Paulo - 17/5/2010


Quais alimentos estaremos consumindo na próxima década?

Encontro na Fiesp tentará responder à pergunta. O Brasil Food Trends analisará as mudanças, tendências e demandas dos consumidores locais e mundiais

As atividades brasileiras ligadas ao setor de alimentos e bebidas estão, atualmente, inseridas num cenário internacional competitivo, composto por consumidores cada vez mais exigentes com produtos e serviços. Inovação e estratégias de mercado são as senhas para que as empresas acertem em seus investimentos, principalmente as de pequeno porte.

Atenta a estas necessidades, a Fiesp, por meio de seu Departamento do Agronegócio (Deagro), e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), promoverão o encontro Brasil Food Trends 2020, na próxima terça-feira (18/5), das 8h às 13h. A proposta é iniciar um amplo debate sobre as tendências do segmento de alimentos e bebidas para os próximos anos, analisando as diversas modificações que já estão ocorrendo na sociedade brasileira e mundial.

Para isso, alguns fatores de demanda serão levados em conta, como crescimento e envelhecimento da população do Brasil e do mundo; aumento de poder de compra; redução do número de filhos por família; participação das mulheres no mercado de trabalho e maior acesso à informação.

A ocasião também servirá para o lançamento do livro Brasil Food Trends 2020: tendências internacionais que influenciarão o setor de alimentos no Brasil – uma agenda estratégica do setor de alimentos. Seu enfoque principal são os desejos dos consumidores, mais informados e convictos dos produtos que adquirem.

Dessa análise, dividiu o consumo de acordo com cinco grandes grupos de tendência: 

  • Sensorialidade e prazer: alimentos Premium, étnicos, gourmet; 
  • Saudabilidade e bem-estar: produtos light/diet, energéticos, fortificadores;
  • Conveniência e praticidade: pratos prontos, produtos para microondas;
  • Qualidade e confiabilidade: garantia de origem, selos de qualidade; 
  • Sustentabilidade e ética: embalagens recicláveis, selos ambientais etc.

    Do encontro participarão cerca de 800 pessoas, entre empresários, executivos, entidades representativas, governos e sociedade, com o intuito de incluir nessa logística a maior parte das 22 mil indústrias brasileiras do setor que não possuem condições de arcar com investimentos em informações estratégicas.

    Junto com o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, e de representantes do Deagro, estão confirmados: 

  • Secretário-adjunto da Agricultura e Abastecimento de SP, Antonio Julio Junqueira de Queiroz;
  • Presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita; 
  • Vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, Marco Simões;
  • Diretor-geral do Ital, Luis Fernando Madi; 
  • Diretor de Planejamento do Ibope Inteligência, Hélio Castilho; entre outros.

    Para consultar a programação completa do evento, clique aqui.


  • Thiago Eid, Agência Indusnet Fiesp