INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Investimentos
São Paulo - 10/11/2009


Fiesp promove missão empresarial Brasil-Itália

Representantes do governo e empresários participaram da abertura do encontro de negócios nesta segunda-feira (9), na sede da federação


João Guilherme Sabino Ometto, vice-presidente da Fiesp

Empresários, autoridades governamentais, instituições bancárias e entidades de classe brasileiras e italianas participaram de sessão plenária sobre oportunidades de investimento no Brasil, na última segunda-feira (9), na sede da Fiesp. O objetivo: promover o desenvolvimento econômico por meio de novas oportunidades de investimentos e parcerias comerciais entre Brasil e Itália.

Organizado pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), em parceria com os Ministérios Italianos do Desenvolvimento Econômico e das Relações Exteriores, a Confederação Italiana das Indústrias (Confindustria) e a Associação dos Bancos Italianos, o evento prossegue nesta terça-feira (10) com participação de cerca de 220 empresas italianas e mais de 1000 encontros de negócios. Para Umberto Vattani, presidente do ICE, um aumento significativo, comparado aos resultados da última visita ao País em 2006.

Na abertura do encontro, o vice-presidente da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto, destacou os avanços provenientes da parceria, iniciada em 2005, entre a Confindustria e a federação, que ampliou o intercâmbio comercial entres os dois países, novos investimentos e o fortalecimento das cadeias produtivas.

Ometo lembrou a importância da comunidade italiana para o desenvolvimento da indústria brasileira na década de 30. E enfatizou: "Podemos transformar nossas afinidades culturais e sociais e parcerias comerciais sólidas, intensificando o fluxo de investimentos recíproco".

Novos mercados


Adolfo Urso, vice-ministro do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália

"Essa é a maior comitiva empresarial italiana na América Latina", pontuou o vice-ministro do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Itália, Adolfo Urso, ao abordar o crescimento econômico e social brasileiro.
 
"O Brasil está impulsionando o desenvolvimento da economia mundial pós-crise", opiniou. E parabenizou o País pela conquista da Copa do Mundo e das Olimpíadas. "O mundo provou que acredita na capacidade da economia brasileira, presenteando com dois grandes eventos em um curto espaço de tempo", completou.

O vice-presidente de Relações Internacionais da Confindustria, Paolo Zegna, ressaltou que a missão empresarial contibui para estreitar os laços entre as duas economias.


Paolo Zegna, vice-presidente de Relações Internacionais da Confindustria
Para ele, a colaboração mútua permitirá avanços em diversos setores, como o logístico e político, reduzindo os entraves que prejudicam as relações comerciais. "Por diversas razões, gostaríamos muito de aumentar nossa participação no mercado brasileiro", informou.

Zegna também salientou a forte atuação do Brasil na América do Sul e seu papel de destaque na economia mundial, tornando-se credor do Fundo Monetário Internacional (FMI). E opinou: "A parceria comercial com o Brasil implica a conquista de espaço no mercado dos países da América do Sul".

Economia sustentável


Roberto Giannetti da Fonseca, diretor-titular do Derex da Fiesp
Roberto Gianneti da Fonseca, diretor-titular do Departamento de Relações Internacionais (Derex) da Fiesp, sublinhou a estabilidade da economia brasileira, com crescimento anual acima da média mundial, a recuperação do País após a crise internacional, os baixos índices de desemprego e o crescimento do consumo do mercado interno. "A cada ano, o Brasil consolida sua participação na econômica mundial e torna-se um importante parceiro comercial", indicou. 

Welber Barral, secretário de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex), lembrou que a parceria comercial entre o Brasil e outros países contribuiu com 23,58% do Produto Interno Bruto (PIB) e a Itália ocupa a 10ª posição no ranking de importação, sendo os principais produtos autopeças, máquinas para empacotar, motores, antibióticos, entre outros.

Oportunidade de negócios para Mpes


Milton Bogus, diretor-titular do Dempi da Fiesp

Milton Bogus, diretor-titular do Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp, destacou a importância das MPEs para o desenvolvimento da economia brasileira, contribuindo com 20% do PIB e 67% da mão de obra. Além disso, a parceria favoreceria o acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu.

Bogus apresentou aos participantes o Fórum permanente da Micro e Pequena Empresa, que objetiva potencializar a sinergia entre as pequenas e micro indústrias brasileiras e italianas, por meio de debates, possibilitando a continuidade de temas discutidos durante encontro e missões empresariais, divulgação de eventos, entre outros serviços. Outras informações podem ser obtidas no site forumpermanente@fiesp.org.br.

Case de sucesso


Luca Luciani, CEO Tim Brasil
"O mercado brasileiro oferece oportunidade de crescimento incrível." Com essas palavras, Luca Luciani, CEO Tim Brasil, apresentou aos empresários italianos os benefícios de investir no País.

Luciani ressaltou a grandiosidade do mercado brasileiro, repleto de consumidores ávidos por novidades, que buscam produtos de qualidade com preço acessível: "Fazemos investimentos constantes em novas tecnologias para oferecer serviços diferenciados. Inclusive, fomos a primeira operadora de telefonia móvel a utilizar a tecnologia GSM no País", lembrou.

Há doze anos no mercado brasileiro, a Tim é a segunda maior operadora de telefonia móvel no País. Nesse período, a empresa investiu cerca de 10 bilhões de euros no mercado brasileiro.

Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp

LEIA MAIS

Brasil tem diversas oportunidades de investimento para empresas italianas