INFORMAÇÕES DA INDÚSTRIA  
NEWSLETTER  
REVISTA DA INDÚSTRIA
CAPITAL HUMANO
MACRO VISÃO
INFORMATIVO REGIONAL
 
   
 
Exposição
São Paulo -
18/5/2007

Galeria de Arte do Sesi expõe obras do Museu Solidariedade Salvador Allende

Com curadoria de Emanoel Araújo, exposição estará aberta à visitação gratuita até 24 de junho

A Galeria de Arte do Sesi exibe até o dia 24 de junho a mostra Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Mundo pela Liberdade. São cerca de 130 das 2 mil obras do acervo do Museu da Solidariedade Salvador Allende, de Santiago, Chile, apresentadas pela primeira vez fora de seu país.

"O objetivo da exposição é mostrar uma coleção de arte que se formou de maneira singular e, também, a produção de vanguarda dos anos 1960 da Europa, Estados Unidos e Brasil”, adianta o curador Emanoel Araújo, diretor do Museu Afro Brasil, em São Paulo, que desde 2004 está envolvido com a reformulação do Museu da Solidariedade em Santiago.

A mostra conta com nomes fundamentais da arte moderna, presentes em forma de telas, esculturas e cerâmicas. Frank Stella, pintor, gravurista e escultor americano, é uma das estrelas, juntamente com o também americano Alexander Calder, famoso por seus móbiles.

A Espanha é representada por Pablo Picasso, pelo pintor abstrato Lucio Muñoz e pelos artistas Juan Antonio Toledo, Rafael Solbes e Manolo Valdés, integrantes da Equipo Crónica. Da Catalunha, há trabalhos de Joan Miró e de José Balmes, nascido em Barcelona, mas naturalizado chileno. Amigo de Allende e um dos primeiros artistas a doar um quadro para o Museu da Solidariedade, Balmes fundou com os novos compatriotas Gracia Barrios, Alberto Pérez e Eduardo Martínez Bonati o Grupo Signo.

Complementam a mostra: representantes da Finlândia (Jorma Hautala); da França (Pierre Soulange); da Inglaterra (William Hayter); de Cuba (René Portacarrero); do Uruguai (Joaquín Torres-García); da Venezuela (Carlos Cruz-Díez); e da Argentina (Julio Le Parc), além do pintor e escultor húngaro de origem francesa Victor Vasarély.

Evidentemente, não poderia faltar o Brasil com a escultora e pintora mineira Lygia Clark; o escultor carioca Sergio Camargo; o pintor paulista Antonio Henrique Amaral; e Frans Krajcberg, artista ecológico polonês, naturalizado brasileiro desde 1957.

Clique aqui para saber mais

Serviço:
Exposição: Estéticas, Sonhos e Utopias dos Artistas do Mundo pela Liberdade
Local: Galeria de Arte do SESI – Av. Paulista, 1313 – metrô Trianon-Masp
Exposição: de 20 de março a 24 de junho de 2007
Horário: segunda-feira, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; domingos, das 10h às 19h
Entrada: franca
Informações para o público: tel. (11) 3146-7405

A Galeria de Arte do SESI dispõe de um serviço de agendamento, com monitoria para alunos de escolas públicas e particulares, grupo de trabalhadores de indústrias, associações, corporações e outras instituições. Os interessados devem solicitar, antecipadamente, a reserva pelo telefone: (11) 3146-7396, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 13h, e das 14h às 17h.

Por Evelyne Lorenzetti, Agência Indusnet Fiesp
 
 
 
23 Sala de Crédito - Porto Ferreira